Tuesday, January 09, 2007

E L O G I O S


ANTÔNIO HOUAISS, PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, RIO DE JANEIRO, RJ. ( 02/04/1996 )
Recebi com alegria e li com encanto o recorte do jornal Momento Lítero Cultural. A nota do Senhor Vasconcellos – que fiz chegar a BARBOSA LIMA SOBRINHO – enobrece a ele e a nossa Academia.

AURÉLIO LOIOLA, PAULISTA, PE
*Selmo Vasconcellos, generosamente, divulga os escritores de todo Brasil, através do Alto Madeira, jornal de Porto Velho, RO.
*Obrigado a você e ao Alto Madeira que entra na casa e no coração de muita gente.
*Obrigado pela bela reportagem sobre nosso trabalho. Deus lhe pague.

ARTHUR FILHO, PORTO ALEGRE, RS
*Momento Lítero Cultural com poesia e muito mais no jornal Alto Madeira, recebido do conhecido Selmo Vasconcellos, um dos editores.

ALCIDES BUSS, FLORIANÓPOLIS, SC
*Foi uma satisfação receber os exemplares da página Lítero cultural editada aí em Rondônia. O Brasil é isso tudo, tão grande que às vezes nos escapa. Temos a obrigação de conhecê-lo.
*Sou agradecido pela acolhida tão amiga que você deu a meus poemas no suplemento. É dessas iniciativas que nasce a energia com o qual fazemos da inspiração um motivo constante de trabalho.
*Muito obrigado, mais uma vez pelo seu entusiasmado trabalho de divulgação, no norte do País, de nossos autores e obras. São coisas assim que nos animam a levar adiante essa luta diária, quase sempre sem recompensa, em defesa do livro e da leitura.

ALBA GRANJA, MACEIÓ, AL
*É muito importante promover a cultura, é um lindo trabalho que merece aplausos.

ALBERTINA M. PEDRO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Ao acusar o recebimento da página Lítero Cultural do jornal Alto Madeira, agradeço a gentileza da remessa, e cumprimento-o por tão importante órgão da imprensa, que nada fica a dever aos jornais das grandes cidades.

AGOSTINHO RODRIGUES, RIO DE JANEIRO, RJ
*Sempre emociona ver uma mensagem publicada principalmente algo seu que visa exclusivamente o bem da sociedade.

ALEXANDRA BAPTISTE, SÃO PAULO, SP
*Selmo, mais uma vez quero te agradecer pelo apoio que você tem me dado, publicando os meus poemas em sua coluna, que para mim é um privilégio.

ANITA COSTA PRADO, SÃO PAULO, SP
*Quero que você continue agitando a vida literária aí em Porto Velho.
*Nossa, esta última remessa do Lítero Cultural me mostrou que você, além de premiadíssimo, é extremamente elogiado por pessoas de alto nível intelectual e artístico !

ARICY CURVELLO, SERRA, ES
*Recebi e agradeço a sua página no Alto Madeira de 18/01/2002. Ficou muito boa a montagem que você fez com as fotos e os textos. Meus parabéns.
*Ficou muito boa a matéria sobre a antologia “POVOS e POEMAS”, de Jean-Paul Mestas.

ANDERSON BRAGA HORTA, BRASÍLIA, DF
*Obrigado pela honrosa entrevista no Momento Lítero Cultural.
*Fiquei muito lisonjeado com a nota, reprodução da capa dos 50 poemas e publicação do “Salmo” no Lítero Cultural. E comovido, até, com a sua afirmação de que eu já mereceria o ingresso na Academia Brasileira de Letras.
*Obrigado pelo Destaque dado aos livros que lhe mandei. O Rumen Stoyanov voltou para a sua pátria, a Bulgária.

ANTÔNIO MARIANO LIMA, JOÃO PESSOA, PB
*Nunca é demais parabenizá-lo pela iniciativa de criar espaço num país tão falho de incentivo às produções culturais.

ALCIONE DOMINGUES CAETANO, PIRATININGA, SP
*Que bom ver meus versos publicados no Momento Lítero Cultural.

AMÉLIA SPARANO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Surpresa e lisonjeada recebo Momento Lítero Cultural, página interessante do jornal Alto Madeira, que você dirige. Sinto-me de repente, próxima de Porto Velho. Agora deixa de ser abstrata geografia, um pontinho no mapa deste imenso Brasil.
*Vi com prazer que você continua produzindo a página literária do seu jornal, brilhantemente. Felicito-o. E com aplausos lhe envio um abraço cordial.
*Sua rápida resposta me alegrou e me lisonjeou muitíssimo o que li e “me surpreendeu”, no Lítero Cultural do jornal Alto Madeira. Parabéns pela importância e divulgação da folha que você dirige e que torna Porto Velho um centro cultural do mundo.
*Acabo de receber o seu prestigioso Jornal Alto Madeira – Lítero Cultural, sempre muito interessante. Agradeço-lhe as publicações de meu recente livro “Meditando”. Por merecimento seu, meus versos chegam até Rondônia : ufano-me e vivamente lhe agradeço. Imagino Rondônia muito bonita perto da selva amazônica rica de flora e fauna. Belezas que neste mundo geométrico e cinzento só posso imaginar. ( 11 de outubro de 2006 )
AMARYLLIS SCHOENBACH e MARIA THEREZA CAVALHEIRO, SÃO PAULO, SP
*Você é sempre gentil, publicando nossos versos e enviando jornais.

ANAIR WEIRICH, CHAPECÓ, SC
*Parabéns pelo Lítero. Bastante especial e bem diversificado.
*Obrigada pela matéria e pelo carinho. Que Deus lhe dê meios de continuar a luta em prol de um Brasil mais culto.

ADEMIR ANTÔNIO BACCA, BENTO GONÇALVES, RS
*Mais uma vez você nos dá um belo espaço em sua coluna. A poesia agradece.

ARTUR RODRIGUES, RIO DE JANEIRO, RJ.*Acabo de receber Lítero Cultural/Alto Madeira e não perdi tempo em dar-lhe os parabéns. Li linha por linha e achei realmente um trabalho de qualidade e muito informativo para os amantes da cultura em geral.

ALCEU BRITO CORRÊA, BRASÍLIA, DF
*O Alto Madeira continua de parabéns pelo seu trabalho cultural. Rondônia bem que merece. Avante companheiro !

ALICE SPÍNDOLA, GOIÂNIA, GO
*Parabéns a você e toda a equipe que o acompanha. Apenas com garra e coragem podemos fazer que nossa Palavra cavalgue amplidões, salte para longe.
*Hoje o sol está jorrando punhados de poesia sobre Goiânia e, como graças à poesia que nos conhecemos, eu me lembrei de você da felicidade de estarmos juntos na Antologia do Jean-Paul Mestas, em Portugal.
*Selmo, estimado amigo, parabéns ´pelo importante título de Sócio Correspondente da União Brasileira de Escritores do Estado do Rio de Janeiro. Você merece.

ALAOR BARBOSA, BRASÍLIA, DF.
*Acho sensacional um carioca em Rondônia ! Parabéns. Me lembra Heitor Villa-Lobos que penetrou e “sumiu” na Amazônia. Obrigado pela atenção da nota. Quem sabe um dia nos veremos aí ?

ALOÍSIO PIMENTA, PORTO VELHO, RO
*Momento Lítero Cultural valoriza sobretudo a produção de nossa gente que tem afinidades literárias poéticas, artísticas, não importando a especialidade destas, mas o seu alcance.

ARLINDO NÓBREGA, SÃO PAULO, SP
*Selmo Vasconcellos, brilhante jornalista é o nosso correspondente em Rondônia. Ele sempre evidencia a cultura do Estado nos mandando regularmente a coluna que assina no ótimo Alto Madeira de Porto Velho do qual é vinculado.

ADÉLIA MARIA WOELLNER, PIRAQUARA, PR
*Parabéns pelo trabalho da página Momento Lítero Cultural /Alto Madeira, divulgando e, conseqüentemente, valorizando e estimulando a literatura.
*Puxa! Que homenagem você me prestou no Alto Madeira. Até me assustei com o tamanho da coluna, transcrevendo todo o currículo e a foto, constantes do CD.
*Mais uma vez, obrigada, sinceramente, pela inestimável colaboração, divulgando meu trabalho. Que você tenha, sempre, o sucesso que merece, como retorno de tanta generosidade.
*Que os sons da inspiração e do sucesso ressoem sempre, em seu caminho.
*Selmo Vasconcellos, obrigada ( mais uma vez ) pela divulgação, com Destaque, do meu livro “Sons do Silêncio”.

ADRIÃO NETTO, TERESINA, PI
*A sua página Momento Lítero Cultural presta inestimável serviço em prol da divulgação da cultura nacional.

ANTÓNIO ZOPPI, AMERICANA, SP
*Se não for transtorno, gostaria de receber, vez por outra, sua rica página literária assim eu poderia “roubar” uma ou outra preciosidade de sua página para enriquecer a minha que é modesta ainda.

ANA COELHO, RIO DE JANEIRO, RJ
*fico muito contente em saber que há um espaço tão precioso aberto para os poetas e escritores que trilham os rumos do aperfeiçoamento da linguagem e do conhecimento artístico.

ANTÔNIO LUIZ LOPES “TOUCHÉ”, SÃO PAULO, SP
*Agradeço o intercâmbio e o envio do seu Lítero Cultural, com muitas informações úteis e ótimos textos. Continue assim, nessa luta em prol da divulgação das novas vozes da Cultura. Tenho certeza que muita gente recebe e absorve sua mensagem.

ARTUR DA TÁVOLA, RIO DE JANEIRO, RJ
*Espero que meu “Labirinto”não tenha tornada confusa a página cristalina e bela que você edita com mãos sábias. Gratíssimo.
*Selmo Vasconcellos, herói distante da literatura lá em Porto Velho.
*Fiquei impressionado com a qualidade e divulgação literária do seu trabalho no jornal Alto Madeira.
*Constato a qualidade da edição do Suplemento Lítero Cultural, sob a responsabilidade do competente amigo. Aliás, proficiente tanto como editor quanto como poeta. Parabéns por estar merecidamente incluído na Antologia Internacional de Jean-Paul Mestas, “Um Mundo no Coração”, que reúne poetas de 57 países.
*A excelência do seu trabalho ratifica-se a cada edição, razão pela qual me distingue e gratifica estar incluído entre os colaboradores desse Suplemento.
*Grato e parabéns a grata generosa publicação do poema de modéstia lavra. E traz cópia dos dois diplomas que a Stella Leonardos assina, dando-lhe a condição de Sócio Correspondente e o merecidíssimo Título de Mérito Cultural, ambos por unanimidade. Você mais do que merece ! Parabéns.

ASTRID CABRAL / AFONSO FÉLIX DE SOUZA, RIO DE JANEIRO, RJ
*Creia em nossa admiração por seu trabalho e sua generosidade.
*Agradeço com atraso o recorte de jornal e os votos de Boas Festas que retribuo do fundo do coração.
*Gratíssima pela idéia de homenagear Afonso Félix de Souza.
*Quero agradecer o Destaque dado ao livro do Afonso : Sonetos aos Pés de Deus. Lamento comunicar o falecimento dele a 7 de setembro do ano passado

ADOLF P. SHVEDCHIKOV, MOSCOU, RÚSSIA
*Thank you very much for publication of my poem “Silent Sea” ( Lítero Cultural / Alto Madeira , 02/08/03 ).
*Many thanks for your letter of February 28, 2003 and newspaper with my poem. Wonderfull ! A good start !

ARMANDO ROJO LEÓN, CASABLANCA, MARROCOS
*Gracias por la publicacion de mi poema.

ARTUR BARTELMESS, CURITIBA, PR.
*Parabéns por sua tão merecida premiação pelo Jornal de Ilma Fontes.
*Alto Madeira, para quem não sabe, é o nome do grande jornal que, lá na outra ponta do Brasil honra nossa cultura e nossa civilização e dá testemunho do progresso deste País que ninguém segura. A cidade é o Porto Velho de tantas histórias e lendas, Capital do Estado da Rondônia, Estado irmão, terra da promissão para tanta gente daqui que foi lá cavar seu ouro, e quando digo ouro quero dizer ouro mesmo, aquele metalzinho sarado que não oxida nunca e com o qual se compra tudo que há para se comprar neste mundo.
Pois não é que lá descobriram que a gente existe ? Tem lá o Selmo Vasconcellos, diretor da página Lítero Cultural do Alto Madeira que colocou na matéria dele e 06 de fevereiro de 2004 um retrato da capa do nosso “Leviatã” junto com um baita comentário. Vejam só como ele é exagerado, daquele exagero bom que sai de um grande coração cheio de generosidade.

ALONSO ROCHA, BELÉM,PA
*Acuso o recebimento dos exemplares do Lítero Cultural do tradicional periódico Alto Madeira, contendo preciosa matéria sobre minha breve passagem pela capital de Rondônia.

ACYR PEREIRA DE CASTRO, BELÉM,PA.
*A Academia Paraense de Letras, acusando o recebimento de sua correspondência alusiva à presença do nosso confrade ALONSO ROCHA em Rondônia, agradece o modo principesco com que ele foi tratado em Porto Velho e cumprimenta a todos aí pela fidalguia e finura de atitudes.

ANTÔNIO POSSIDÔNIO SAMPAIO, SANTO ANDRÉ, SP.
*Escrevo-lhe para agradecer a remessa de “Lula na Imprensa dos Estados Unidos”, assinada por Teresinka Pereira, matéria publicada na página Lítero Cultural. Envio-lhe “Lula e a Greve dos Peões” onde registro o presidente quando ainda liderando greves no ABC.
*Escrevo para agradecer-lhe a remessa do Lítero Cultural, de 2 de julho, bem como a inclusão do meu nome como colaborador e membro da Galeria dos Amigos do Lítero Cultural. Espero colaborar com a Galeria e com seus esforços no sentido de prestigiar a Cultura, a Literatura em particular.
*Caríssimo amigo, aproveito a oportunidade para agradecer a remessa do Lítero Cultural nº 700 em que tenho a honra de ter meu nome. Através desse registro, a gente pode imaginar a importância de seu paciente trabalho de arrolar nomes de escritores brasileiros através do Alto Madeira. Almejo saúde e disposição para que você e a direção do jornal continuem esse belo trabalho.
*Muito obrigado pelo recado, que tocou no fundo profundo do coração.

ADIRSON VASCONCELOS, BRASÍLIA, DF.
*Gratíssimo pela lindíssima acolhida que você deu a mim e à minha família na sua coluna, no jornal Alto Madeira. Tenho grande admiração pelo Alto Madeira e lembro-me do tempo em que o jornal integrava os Diários Associados, tendo Euro Tourinho como Diretor. Você foi muito gentil para comigo. Eu agradeço a você pela generosidade. Você é inexcedível.
*Gratíssimo pelo seu apoio e prestígio. Inexcedível ! Fiquei feliz com a linda matéria que publicou no Alto Madeira.

ALCIR PIMENTA, RIO DE JANEIRO, RJ.
*Edificante exemplo de amor à literatura e à causa educacional.
*Ao eminente escritor Selmo Vasconcellos, louvando-lhe a proficiente dedicação à causa da cultura, a que tem emprestado o fulgor do seu trabalho literário.

AUGUSTO SÉRGIO BASTOS, RIO DE JANEIRO, RJ.
*Foi com alegria que recebi o Alto Madeira, com a sua página Lítero Cultural. Muito obrigado pelo Destaque dado ao meu trabalho.
*É com muita alegria que agradeço a publicação do texto sobre Melhores Crônicas de Ferreira Gulllar na sua página Lítero Cultural do jornal Alto Madeira.
*Parabéns pela bela página com bons poemas, contos e traduções, com que poucos jornais divulgam com a freqüência que o Lítero o faz.

ÁUREO MELLO, BRASÍLIA, DF
*Agradeço sensibilizado publicação entrevista jornalista Talvani Guedes da Fonseca Momento Lítero Cultural a respeito minha pessoa. Fiquei muito satisfeito pois assim passei a ser conhecido essa nobre terra. Peço transmitir José Ailton e Selmo meus agradecimentos ( telegrama ).
*Te saúdo calorosamente pelo Lítero Cultural, cujos colaboradores são muito bons,
*Selmo Vasconcellos benfeitor da cultura rondoniense.

ARMINDO BRANCO MENDES CADAXA, NOVA FRIBURGO, RJ.
*Muito agradeço o envio dos números da revista Lítero Cultural todos eles contendo excelente colaboração, artigos e resenhas. Fico-lhe especialmente grato pela simpática nota sobre meu livro Canto e Cor.

ADRIANA R. VIEIRA, PORTO ALEGRE, RS
*Fiquei muito contente por participar com o meu poema “Folha em Branco”, na coluna.

ADELAIDE PETTERS LESSA, SÃO PAULO, SP.
*Jornalista e escritor de admirável produtividade.

ALINE LEAL, NITERÓI, RJ
*Lítero Cultural : muito bom... e há conteúdo literário de qualidade e o incentivo em divulgar trabalhos e poetas. Parabéns.

ARINE DE MELLO JÚNIOR, PONTA PORÃ, MS
*Escritor, jornalista, poeta e homem de finíssima sensibilidade ( foi o Caio que disse e concordo ). Amigo das letras, destas minhas letras que o aprendizado foi na raça da palavra bruta, no olhar mais agudo das dificuldades. Obrigado caríssimo amigo, obrigado pelas lágrimas que a emoção chora lendo seu fundamental Lítero Cultural, lido e relido mais de uma dezena de vezes. Nada mereço de tamanha sensibilidade poética, são poucos meus recursos literários e menores ainda minhas pretensões. Você caro amigo, causou-me emoção profunda ao publicar meu poema “De Quem” em seu espaço. Mais uma vez, obrigado pela emoção que ficará sempre em mim, que Deus o acompanhe em seus espaços e, sucesso em sua literatura.

BENILDO UBIRAJARA DE CAMPOS, TAUBATÉ, SP
*Desejo sucesso a este jornal.

BEATRIZ ESCÓRCIO CHACON, NITERÓI, RJ
*Obrigada, pelo sempre carinho aos meus trabalhos.

BRASIELLE NEVES, RIO DE JANEIRO, RJ
*Um sonho de amigo que aconteceu na minha vida...
*Amigo Selmo, tudo que vem de você tem um lugar especial para ficar. Nada de gavetas! Não deixo entre as coisas, é precioso demais. Repouso suas palavras em meu coração e me acompanham por todos os lados. O brilho radiante de sua amizade inveja os diamantes. Estou feliz, possuo um tesouro, que veio para me enriquecer, cada vez mais. “Encontre o meu carinho, nos astros da noite...”
*Querido grande amigo, posso sentir sua presença amiga, mesmo estando você tão distante, gosto disso...
Daqui eu sinto a energia que emana de seus poros. Eles tomam o ar e chega em poucos segundos. A longa estrada encurta, quando há reciprocidade de carinho e pensamentos. Então acho que tudo é pouco demais, quando preciso lhe agradecer. Na falta de palavras para expressar minha gratidão. Dou-lhe o sentimento que tenho aflorado : “Emoções”.

BAEK HAN-YI, SEOUL, CORÉIA DO SUL
*Thank you for your newsletter ( Alto Madeira ).

BATISTA DE LIMA, FORTALEZA, CE.
*A página é rica em trabalhos ( artigos, poesia, crítica, variedades ) de fecundo conteúdo mental e emocional.

BOGUMIL WTORKIEWICZ, KIELCE, POLÔNIA
*Thank you very much for your last letter. I’m glad that my poems were published in your literary magazine. I’m sending your poems translated into polish.

CAIO PORFÍRIO CARNEIRO, SÃO PAULO, SP
*Sua página literária é excelente !
*Recebi, em São Paulo, o Lítero Cultural que me mandou com a belíssima publicação da minha nota sobre o romance “Mortalha de Chita”, do Almir Gomes de Castro. Grato pela ajuda. Ele ficou contentíssimo.
*Grato pela divulgação.

CARLOS NEJAR, GUARAPARI, ES
*Muito grato pela publicação de “Sonata para Elza.”

CLÉA GERVASON HALFELD, JUIZ DE FORA, MG
*Momento Lítero Cultural /Alto Madeira, nos proporciona uma ótima leitura e assuntos muito interessantes.
*Recebi e muito agradeço o jornal Alto Madeira, ficando muito feliz ao ler Momento Lítero Cultural destacando a notícia muito agradável sobre a minha pessoa. Para mim, foi uma surpresa muito apreciada e que trouxe-me muitas recordações.

CIDRA LIRRIS, DUQUE DE CAXIAS, RJ
*Parabenizo-o pela sua capacidade, pelos artigos e textos de qualidade. Sem dúvida que o Lítero Cultural é uma voz ativa a serviço da arte, cultura, educação e inteligentsia pura.
Selmo Vasconcellos um dos mais atuantes poetas-agentes culturais do Brasil.

CLÁUDIO FELDMAN, SANTO ANDRÉ, SP
*Recebi Lítero Cultural e pude verificar o esforço que você faz para levar um pouco de cultura a uma região carente. Valorizo muito isto.
Não é vantagem alguma abrir um jornal ou revista literária aqui em São Paulo, por exemplo, e conseguir sucesso.
O difícil é arrancar leite condensado das pedras que você está fazendo. Parabéns.
*Agradeço-lhe o destaque que deu a meu livro “Papéis..” . Também destaco a sua participação em publicações internacionais. Você merece !
*Em 1998 vou comemorar aí no Momento Lítero Cultural os meus 40 anos de escritor ao lado do meu grande amigo Selmo.

CHEILA STUMPF, SANTA CRUZ DO SUL, RS
*Agradeço a imensidão de carinho e apoio que o amigo tem me concedido. Obrigada pela divulgação, sempre tão carinhosa de meu trabalho.
*Caríssimo Selmo Vasconcellos, grata, antes de mais nada, por seu aplauso, que torna esta árido fazer, do dia a dia, mais ameno. A humanidade tem sido levada a jejuar longamente de poesia. Ela é o recalcado do nosso solo cultural. Precisamos acabar com esta interdição. Como? Simplesmente fazendo dela o “pão nosso” de cada dia. Assim, como você, meu amigo, admiro aos que amam as letras e agradeço a sua consideração com meu trabalho. Tal incentivo é que me faz prosseguir.

CECÍLIA FIDELLI, TABOÃO DA SERRA, SP
*Fiquei super feliz com a publicação dos meus escritos no Momento Lítero Cultural.
*Rompe tuas algemas, apanha uma caneta e me faz um poema ? Adoro você e o Lítero Cultural.
*Em mim, você reviragita sedução. Isto é a concreta participação, no mundo das artes, de alguém muito competente. Em São Paulo, entre chuvas e um friozinho, vivo feliz em ter amigos como você.
*Selmo, o fardo da vida, também carrega infindáveis alegrias! Estou cheia de sorrisos. Sinto-me leve. Nós operários da poesia, quando solidários, nos revigoramos, mutuamente. Selmo, como você me revigora, me proporciona energias positivas. Que presente de aniversário! Foi uma surpresa enorme receber hoje o Momento Lítero Cultural de 27/03 p.p., como Destaque Especial. Eu, que estava pensando seriamente em pendurar as chuteiras e não comemorar mais nenhum de meus aniversários! Obrigado.

CATARINA MAUL, PETRÓPOLIS, RJ
*Fico muito feliz de saber que meu trabalho está recebendo esta repercussão nacional, pois jamais pensei, quando dei corda aos meus ideais poéticos, que isto tudo fosse acontecer. Na verdade foi uma benção divina, pois a poesia me deu mais amigos do que qualquer ser mortal possa almejar.
*Que mais admiro no Momento Lítero Cultural. É que ele desconhece limites, e em seu pleno vôo de liberdade, ganha o mundo, literalmente. As matérias são excelentes, assim como os assuntos e escritores abordados. Para nós, que vivemos da literatura, é ótima fonte de pesquisa.
*Muito sábia a Sociedade de Cultura Latina do Brasil, Mogi das Cruzes, SP, quando o reconheceu com o título muito propício de ATIVISTA CULTURAL. Parabéns !
Eu mesma pude comprovar, por diversas vezes, que os acontecimentos não vão para sua gaveta, mas para sua coluna no jornal. Acho que isso é ser ativista numa causa, seja qual for.
*Dá para imaginar o tamanho da minha alegria quando abri sua correspondência e vi tamanho destaque oferecido ao meu trabalho? Fiquei tão contente que, mesmo nesta tarde chuvosa desta cidade sempre chuvosa, um sol imenso se abriu frente aos meus olhos. Meu trabalho, agra posso dizer, com certeza, está vencendo as cercanias de nosso Estado carioca e ganhando o país. É por essas e muitas outras que minha carreira de professora é tão recompensadora. Quem só reclama é porque não viveu ainda o prazer de se entregar à uma experiência nova, o luxo de oferecer aos alunos oportunidades como essa. Nunca vou conseguir agradecer tamanha oportunidade, pois nem conheço Rondônia e me colocou num de seus informativos. Achei seu Momento Lítero Cultural muito abrangente e interessante.

CLÁUDIO FONSECA, MANAUS, AM
*Sou admirador de seu empenho em favor da nossa literatura, e desejo uma montanha de sucessos para os seus projetos.

CHAGAL, SÃO PAULO, SP
*Daqui fico imaginando Porto Velho... tão longe, tão verde e no entanto tão perto graças a este verdadeiro elo cultural chamado Momento Lítero Cultural; que une os quatro cantos do Brasil, através da POESIA.
Parabéns a você especialmente ao DONO do jornal que apóia este espaço tão especial; as pessoas de Porto Velho têm um jornal realmente preocupado com a cultura e a notícia de uma forma profissional e muito honesta.

CLAUDEBARA SOARES, BRASÍLIA, DF
*Recebi o Momento Lítero- Cultural /Alto Madeira, este veículo de grande porte. Muito me honra esta oportunidade e o privilégio de constar nas páginas de ouro de um jornal tão lido e dirigido com maestria.

CLÁUDIO SOARES ROCHA, BRASÍLIA, DF.
Registramos o recebimento de sua carta de 20/02/2004. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradece o envio do jornal e os comentários e pede-lhe para acompanhar, pelos meios de comunicação, as ações empreendidas pelo Governo em benefício do reerguimento do País

CRISTINO CORTÊS – LISBOA, PORTUGAL
*Com admiração e apreço, esta aventura luso-brasileira ( que, infelizmente, ainda me não permitiu ir visitá-lo “in loco” ).
*recebi e agradeço-lhe, o seu jornal, tendo ficado muito satisfeito com a referência que nele fez ao meu O Livro do Pai. Fiquei surpreendido, também, com o formato adaptado – jamais vira um jornal assim tão grande ! depreendo que esse suplemento cultural é a sua obra na cidade onde vive.. ( já fui ver ao mapa, para ficar com uma idéia do sítio para onde lhe dirijo estas palavras. Isso é bem no interior, caramba, já não bastava o facto de o Brasil ser um país tão grande ! ). Por essa intervenção cívica e cultural vivamente o felicito, incentivando-o a que mantenha bem alto o facho da cultura. Para mim é uma honra poder colaborar – se é que a isto se pode chamar colaborar – nesse eu projeto.
Faço votos pelo êxito da sua actividade.
Subscrevo-me com apreço e amizade, com a mais profunda solidariedade poética.

CHRISSOULA VARVERI-VARRA, ATENAS, GRÉCIA.
*Thank you very much for newspaper and my poem “Sea”.

DIETER ROOS, DIVINÓPOLIS, MG
*Gostei muito da sua pásgina Lítero Cultural : vários poemas do mesmo autor ( facilita a digestão e se pode fazer uma melhor idéia sobre o autor ), boa apresentação ( letras grandes e em colunas, reprodução fiel ao texto ) e transparência ( indicações sobre o autor, inclusive endereço ). Parabéns!

DINIZ FÉLIX DOS SANTOS, BRASÍLIA, DF
*Selmo Vasconcellos, parabéns pela crescente desenvoltura de seu trabalho no caderno 2 do Alto Madeira.
*Selmo Vasconcellos, fiquei muito feliz ao ver meus poemas publicados no seu Momento Lítero Cultural /Alto Madeira.

DOLORES DE LA CÁMARA , BARCELONA, ESPANHA
*Muy agradecida por su envio de Alto Madeira donde publica el estupendo comentario que Teresinka Pereira fez sobre un libreto los idolos perdidos.

DANDE PAPASTTATOU, ATENAS, GRÉCIA
*I have receved your beautiful journal Lítero Cultural carrying my poem. Thank you vey much.

DENISE TEIXEIRA VIANA, RIO DE JANEIRO, RJ
*Grande trabalho a página Momento Lítero Cultural do Jornal Alto Madeira.

DENIS KOULENTIANOS, ATENAS, GRÉCIA.
*With my best regards from greece.
*Dear Poet, many thanks for my poems etc. I saw on Alto Madeira, I’m sending you some of your poems translated into Greek.

DJANIRA PIO, SÃO PAULO, SP
*Agradeço a Deus por encontrar pessoas que se preocupam e investem o suor num trabalho complicado como a literatura. Você é um desses heróis. Sem o trabalho de você, nós alternativos, pregaríamos no deserto, e nem os grãos de areia nos ouviriam.
*O Momento Lítero Cultural traz matérias imperdíveis, de altíssima qualidade e bom gosto.

DORONI HILGENBERG, MANAUS, AM
*Admiro seu trabalho em prol da cultura.

DÍLSON LAGES MONTEIRO, TERESINA, PI
*Mais uma vez, recebi com muita emoção a página literária Momento Lítero Cultural, editada por você com bastante maestria. Para regozijo dos intérpretes dos valores de nosso tempo, felizmente, ou apaixonados pela palavra multifacetada não se calam diante do homem, “esse eterno desconhecido”. Assim é que iniciativas louváveis como a de você devem ser valorizadas à exaustão. Ainda mais porque parte do pressuposto de que é preciso interagir, criar pontes e transformar.

DANIELLE MARIAN, MANACAPURU, AM
*Momento Lítero Cultural caiu do céu. Estou trabalhando com meus alunos.

DILERCY ADLER, SÃO LUÍS, MA
*Agradeço a POESIA pelo privilégio de conhecer pessoas como você.

DALILA TELES VERA, SANTO ANDRÉ, SP
*É realmente um excelente serviço que você presta às letras brasileiras, divulgando poemas, texto, entrevistas e notícias referentes ao mundo literário.
*A página Momento Lítero Cultural/ Alto Madeira sempre repleta de informação.

DALVA MEIRELLES, RIO DE JANEIRO, RJ
*Que coisa boa saber que tenho um irmão poeta em Rondônia !

DIMAS MACEDO, FORTALEZA, CE.
*Recebi os exemplares da sua bela página Lítero Cultural, do Alto Madeira. Li-os com atenção, mormente as resenhas sobre esses magos da literatura que são Nilto Maciel e Alcides Buss. Parabéns.
*Continuo seu leitor e admirador.
*Recebi o Alto Madeira e o suplemento Lítero Cultural com a sua resenha sobre o meu livro Vozes do Silêncio. Obrigado pela resenha e pela publicação do poema Utopia.

DANUTA GALLI, BRIVE LA GAILLARDE, FRANÇA
*Merci pour la publication de nos poèmes dans votre journal littéraire.

DOMINGOS MANTELLI FILHO, SÃO PAULO, SP
*Ao tempo em que lhe envio meus agradecimentos pela atenção, envio-lhe meus três exemplares para competente análise e avaliação.

DILERMANDO ROCHA – Juiz de Fora, MG.
*O amigo que também luta com a palavra.

ESCOBAR FRANELAS, SÃO PAULO, SP
*É com jubilo que escrevo essas linhas, revendo pela enésima vez o material ora publicado e a mim enviado, na sua coluna jornalística no jornal Alto Madeira.
São esses “nortes” que permitem uma perspectiva de permanência no campo, já que a luta é diária e renhida, porém aprazível.

EMANUEL MEDEIROS VIEIRA, BRASÍLIA, DF
*O estimado amigo Ronaldo Cagiano enviou recorte da tua ( bela ) coluna Lítero Cultural, no jornal Alto Madeira, com publicação do poema ( “Agregar” ) de minha autoria.
Parabéns pela página literária, densa, reveladora de muitos talentos. Manter acesa a chama da paixão pela literatura, num mundo tão mercantil, é belo esforço. Valorizo muitíssimo tal empenho.
Conta com a gente !

EDIVAL PERRINI, CURITIBA, PR
*Muito obrigado pelo destaque na edição do seu muito bom Lítero Cultural.

ELAINE SOMMERS RICH, OHIO, EUA
*Thank you for the copy of Lítero Cultural with my poem in it and pictures of Teresinka. Best wishes to you in your writing.

EDUARDO WAACK, MATÃO, SP
*Momento Lítero Cultural, textos, divulgação de endereços e dicas sobre o que há de melhor na literatura alternativa brasileira.
*Momento Lítero Cultural aqui encontramos velhos amigos e ficamos conhecendo a produção poética contemporânea, dos novos e dos veteranos, ilustres e desconhecidos.
*Momento Lítero Cultural/Alto Madeira um dos mais tradicionais bastiões da resistência poética em nosso país, divulgando idéias, endereços e concursos, publicando entrevistas e ilustres desconhecidos. Momento Lítero Cultural já marcou história na literatura brasileira.
*Selmo, é o grande amigo que com galhardia e ideal defende a poesia nacional.
*O poeta Selmo Vasconcellos, que assina a coluna “Lítero Cultural” no jornal Alto Madeira, em Porto Velho ( RO ), foi indicado pela Professora Teresinka Pereira, presidente do Congresso Internacional da Sociedade de Cultura Latina, como Senador da Cultura de seu estado. É o reconhecimento de um trabalho árduo e inspirado em prol da literatura.
*Agradeço mais uma vez a publicação de meus trabalhos, lembrando que o destaque a mim concedido fez o maior sucesso com meus pais, amigos e demais familiares. Reconheço sua atenção e coloco-me, como sempre, no seu inteiro dispor.

ELIAKIN RUFINO, BOA VISTA, RR
*Minha admiração pela perseverança e determinação. O Brasil precisa mesmo é de poesia.

ELAINE TEIXEIRA, JI-PARANÁ, RO
*Quero agradecê-lo profundamente, que é mui grande a minha satisfação em poder contemplar o meu trabalho publicado no Momento Lítero Cultural. E parabenizá-lo pelo profissionalismo.

EDGARD TRAJANO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Momento Lítero Cultural é importante para divulgação da cultura.

EMÍLIA PEÑALBA, PORTO, PORTUGAL
*Saúde, inspiração, sucesso para o seu Lítero e não só, para si também e, toda equipe do jornal.
*Trabalho louvável que vem realizando em favor da cultura.
*Muito obrigada pela folha do jornal que me enviou com a publicação de meu poema Naturalmente Eu. Agradeço também ao Alto Madeira. Gostei!

ENÉAS ATHANÁZIO, BALNEÁRIO DO CAMBORIÚ, SC
*Gostei da entrevista. Saiu muito bem.
*Muito grato pela publicação. É um prazer estar na sua página.
*Tenho recebido Momento Lítero Cultural, sempre e bem feito.
*Caro Selmo, mais uma vez venho agradecer pela divulgação de meu novo livro “As Antecipações de Lobato”. Não resta dúvida de que você contribuiu de forma decisiva para tornar conhecido meu trabalho. E isso a gente não esquece.
*Muito grato pela publicação de minha crônica em sua prestigiosa página. Tenho certeza de que muito contribuirá para me divulgar.

ENILSON AMORIM, RIO BRANCO, AC
*Ficou legal a matéria do jornal que você escreveu sobre minha pessoa.

ÉLSON JOSÉ DA SILVA, PORTELÂNDIA, GO
*Obrigado pela força em divulgar os meus versos.

ELIANA WISSMANN ALYANAK, SÃO PAULO, SP
*Parabéns por todo o seu empenho na divulgação cultural.
*Fiquei muito honrada com a posição de colaboradora do seu jornal cultural.

ENO TEODORO WANKE, RIO DE JANEIRO, RJ
*Recebi Momento Lítero Cultural/Alto Madeira, já no seu ano 11. Você está de parabéns, presta valioso trabalho à cultura deste país, tão pobre em cultura.

EMIL DE CASTRO, MANGARATIBA, RJ
*Cumprimento-o pelo trabalho que vem desenvolvendo por nossa cultura brasileira.
*Obrigado por me considerar seu amigo e do seu jornal. Para mim é uma honra muito especial. Sempre é bom ter os nossos trabalhos publicados para conhecimento geral.

EDNÓLIA FONTENELLE, ESTÂNCIA, SE
*Sempre que recebo o Alto Madeira “Momento Lítero Cultural” sinto vontade de viver com você a febre literária que é portador.

EMERSON CASTRO, PORTO VELHO, RO
*Caro amigo Selmo, saiba que tem desde já, um fã incondicional, porque sei a dificuldade que é fazer um trabalho voltado para a arte, quase sempre esquecida, do amor à palavra escrita, do amor ao caminho perfeccional da poesia.

FLÁVIO RUBENS, RIO DE JANEIRO, RJ
*Acuso recebimento página literária do seu conceituado jornal.

FLÁVIA SAVARY, TERESÓPOLIS, RJ
*Parabéns por seu trabalho de divulgação da cultura.
*Aproveito a cartinha para fazer dois agradecimentos : o livro Leonardo, Meu Neto e o recorte de jornal onde, fui honrosamente, tive a graça de merecer Destaque.

FRANCISCO FILARDI, RIO DE JANEIRO, RJ
*Mano Selmo, parabéns pelo prêmio ‘O Capital 2000”! Foi mais que merecido!
*Agradeço-lhe desde já a atenção e a força que costumeiramente dá ao Intervalo.

FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO, GOIÂNIA, GO
*Sou fã incondicional da sua coluna Lítero Cultural, cada vez melhor e divulgando os valores internacionais, nacionais e locais.
*A página Momento Lítero Cultural/ Alto Madeira está um sucesso. Continue seu ofício em divulgar valores literários. Parabéns.
*Você me emocionou com a Homenagem Especial em sua coluna cultural no Alto Madeira. Sua página é muito bonita e uma peça fundamental da Cultura Brasileira.
*Admiração pela brilhante caminhada no campo das letras.

FERNANDO AGUIAR, LISBOA, PORTUGAL
*Momento Lítero Cultural que achei extremamente interessante!

FERNANDO VASCONCELOS, PONTA GROSSA, PR
*Não sei como lhe agradecer pela bonita cobertura dada ao meu Estou nascendo para a Prova. Muito obrigado mesmo.
A cultura brasileira precisa contar com pilares como você. Há no trabalho de você o que podemos chamar de democratização e socialização da divulgação cultural. Beleza!
*Sou-lhe grato por mim e pela cultura nacional que tanto tem recebido de você.

FERNANDO PY, PETRÓPOLIS, RJ
*Muito obrigado pela entrevista.

FERNANDO CEREJA, SANTO ANDRÉ, SP
*Quero agradecer o incentivo animador que vem dando em publicar meus trabalhos.

FRANCESCA RANDAZZO, TEGULCIGALPA, HONDURAS
*Gracias pela publicación !

FABIANA BARROS, RIO DE JANEIRO, RJ
*As palavras têm o poder de unir mentes e corações e todo o homem que tem, em seu recheio, a semente do amor nunca sonhará sozinho. Aquele que vive o seu sonho todos os dias conhece o doce sabor da alegria que transforma o seu mundo.
*Adorei o que fez e escreveu sobre mim, amigo querido.
*Fiquei feliz, CONTENTE, quando recebi o jornal. Você é muito gentil. Obrigada, de coração, por divulgar os meus trabalhos.
*Você é muito importante para mim, um grande amigo e divulgador de um valioso tesouro chamado Literatura.

FÉLIX ALVAREZ FERRERAS, SAINT-ESTÉVE, FRANÇA
*Me satisfizo mucho su periódico “Alto Madeira” con su página “Lítero-Cultural”.

GILBERTO MENDONÇA TELES, RIO DE JANEIRO,RJ
*Meu caro Selmo Vasconcellos, obrigado pela divulgação de meus poemas na sua bela página.
*Com o abraço amigo e o apreço intelectual.
*Você merece todos os louvores pelo belo trabalho que você faz por aí a favor da literatura brasileira.

GLENDA MAIER, RIO DE JANEIRO, RJ
*Não vou parar nunca de sentir alegria ao saber que eu, um serzinho escondido aqui em Jacarepaguá, tenho amigos e sou lida em Rondônia. Realmente não há forma de comunicação melhor que as artes.
*Sempre recebendo com alegria as surpresas agradáveis que você reserva em Momento.
*Por ser um dos maiores e melhores divulgadores culturais do momento, Selmo merece o nosso abraço, o nosso carinho e os sinceros parabéns!
*Selmo Vasconcellos, meu grande amigo do Norte, que, com o seu trabalho incansável na divulgação dos escritores brasileiros, consegue abraçar o Brasil todo e nos fazer feliz. Um divulgador importante, um poeta respeitado, um ativista cultural de primeiro escalão, que mantém no tratamento com todos nós, a simplicidade, o aconchego, o fazer de cada um de nós um amigo. Obrigada, Selmo. Desde o início de minha carreira literária você me apoiou e mesmo sem conhecê-lo, sinto seu sorriso carinhoso e sua mão amiga a zelar por mim. Que sejam muitos os Momentos Lítero Cultural de Porto Velho para o Universo. Daqui do Rio de Janeiro eu envio um abração.
*Selmo Vasconcellos um dos melhores e mais significativos divulgadores literários da atualidade e um dos mais valorosos e dedicados defensores dos interesses de nossa Associação ( APPERJ ).

GISELA SINFRÓNIO, MONCARAPACHO/OLHÃO, PORTUGAL
*fiquei encantada com as suas páginas literárias e dou-lhes os meus parabéns pela sua impecável coordenação.
*O êxito dos nossos concursos deve-se muito à Vossa colaboração aí no Brasil. Recebemos imensa participação dos poetas brasileiros.

GUALBERTO BRUNO DE ANDRADE, Guarapari, ES.
*Gostaria de cumprimenta-lo por suas várias obras, mencionadas no Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos, e por todas as demais atividades culturais.

GERALDO PERES GENEROSO, IPAUSSU, SP
*Selmo, um porta-voz legítimo da nossa promissora região norte brasileira.
*Tenho constantemente me deparado com seu nome entre as publicações alternativas. Você é um poeta de fôlego e, a par dessa virtude inspiração. Você é um trabalhador, operoso e dedicado às musas. Isto somado resulta de grande importância para o seu presente e futuro na carreira das letras. Carreira árdua, mas que a gente sente que é assaz gratificante. A arte literária – falando por si próprio – parece jorrar do espírito. Dá-se a impressão que nos conectamos com um mundo à parte, com dimensões maiores do que estas paredes acanhados do cenário humano.
*Momento Lítero Cultural é uma das melhores do norte e fala de literatura em geral.

GOULART GOMES, SALVADOR, BA
*Muito obrigado pelo envio da página Momento Lítero Cultural /Alto Madeira. Acho simplesmente fantástico ver como a cultura “ESPOCA” de ponta a ponta deste Brasilzão continental.

GUIDO BILHARINHO, UBERABA, MG
*Considero da maior importância a existência de uma página cultural como Momento Lítero Cultural/ Alto Madeira, principalmente, tendo em vista sua disposição de intercâmbio com outras publicações congêneres.
*Tenho recebido as páginas do Alto Madeira com os artigos sobre cinema, sempre muito bem editadas.
*Recebi e agradeço-lhe os exemplares do Suplemento Lítero Cultural, que teve a gentileza de enviar em fins do ano passado e início deste, contendo a listagem dos colaboradores, em que me incluo.
*Nem é necessário lhe dizer de minha satisfação pela publicação, ainda mais que muito bem editada, tanto do ponto de vista de digitação, como de impressão e paginação.
*Recebi e agradeço-lhe o exemplar do Lítero Cultural com a destacada matéria referente a “O Cinema Brasileiro nos Anos 90” – novos filmes, otimamente ilustrada com foto da capa. Agradeço-lhe, sensibilizado, a receptividade a mais esse trabalho critico.

GAITANO LAERTES PEREIRA ANTONACCIO, MANAUS, AM
*Você tem sido um grande divulgador dos trabalhos de muitos brasileiros que como nós dois, lutam pela cultura.
*Agradecendo ao material recebido, cujo conteúdo demonstra seu empenho e dedicação à cultura, devo-lhe parabenizar pelo trabalho incansável, que nem sempre tem o reconhecimento merecido.
*recebi e te agradeço o jornal Alto Madeira, contendo meus dados biográficos e dois poemas do livro Sonetaria de Amor. Mais uma vez te excedes em bondade em razão do meu simples trabalho literário.

GUILHERME QUEIRÓZ DE MACEDO, BELO HORIZONTE, MG
*Agradeço imensamente a publicação do registro neste prestigioso meio de comunicação.

GORO IHARA, TÓQUIO, JAPÃO
*I was surprised to find my original work and na article of TAKI, afriend of mine, in “Lítero Cultural”. I must say thank you very much. Thanks to you, my work was able to be in a blight sunny place in Brasil. How I happy if you could see my works in the “Bali” after this ! Thank again.

GERTRUDES GRECO, GUARATINGUETÁ, SP
*Espero poder sempre receber seu incentivo através desse maravilhoso jornal, e estar sempre em contato com você e pessoas que sempre estão incentivando a cultura de uma forma em geral.

HENRI BERNIER, VARETZ, FRANÇA
*Tous me remerciements pour l’article que vous avec en la bonté de publics dans votre jounal.
*Recever tous me remerciements pour lês délicate attentions que vous avez enes en faisant écho, dans votre journal de nos publications.
*Encore mille mercis. Et toutes mes felicitations pour votre poesia, ou j’ai recontré un poete et un homme.
*Bien cher Selmo, vous avez fait un heureux et des heureuses ! et ces dames ont été surprises et trés é mues. Moi acussi, trés é un, d’un tal cadeau. Merci.

HUGO PONTES, POÇOS DE CALDAS, MG
*Desejo agradecer-lhe o envio de suas publicações que continuam sendo da melhor qualidade.
Sua página é variada. Atende às necessidades de uma página literária, além de cumprir a função do jornal que é de informar. No seu caso, as informações culturais tão importantes para todos aqueles que vivem para essas atividades.
*A página sua está mais bem elaborada, continue. Agradeço a divulgação do trabalho que realizo aqui.
*Selmo Vasconcellos, procura dar à página em caráter amplo de informes culturais, entrevistas, poemas e divulgação de acontecimentos ligados à arte.
*Momento Lítero Cultural /Alto Madeira, ótima página e variada.

HENRI SCHÜTZE, TIMBÓ, SC
*Você é um profissional de respeito e que vai ter o merecido sucesso!

HELI MAIA, UBERABA, MG
*A página Lítero Cultural / Alto Madeira é digna de qualquer jornal em qualquer parte do mundo. É mais um Quixote, nos lidos literários de um país descamisado e descalço.

HAROLDO R. CASTRO, MAGÉ, RJ
*Belo trabalho, com assuntos realmente de interesse cultural de nosso povo.

HENRIQUES DO CERRO AZUL, BRASÍLIA, DF
*Selmo Vasconcellos a quem a cultura brasileira tanto deve.
*Recebi, com muita satisfação, o Alto Madeira, do dia 26/01/2004, que contém o meu soneto O Juazeiro e lhe agradeço pela deferência e pela lembrança.
*Peço que me envie sempre o Alto Madeira porque ele também sempre me traz grande alegria, e me informe sempre de sua atividade e de seu êxito, porque me dão igual prazer.

HENNY KROPF, CANTAGALO, RJ
*Através da coluna Posta Restante de Rosemary Lopes Pereira publicada em O Radar, tomei conhecimento com muita alegria que você ainda continua divulgando e incentivando a literatura e os poetas.

HELENA AMIN, CAMPO GRANDE, MS
*Espero que continue sempre com esse trabalho tão necessário de divulgação e apoio àqueles que através da literatura tentam se comunicar.
*Agradeço-lhe a atenção e o apoio demonstrado com o nosso trabalho. Amigo, de coração, vida longa para você e para o maravilhoso trabalho que você desenvolve neste conceituado jornal Alto Madeira da cidade de Porto Velho.

HENRY JAEPELT, TIMBÓ, SC
*Agradecemos os envios e gentis publicações de nossos trabalhos ao longo do ano! Realmente, uma grande força e incentivo para continuarmos rabiscando!
*A seleção de textos é uma qualidade excepcional, que sorte a dos leitores!
*Muito obrigado por publicar mais uma ilustração minha em tua coluna ! Fiquei em muito boa companhia, devido a tua cuidadosa seleção poética ! É de dar gosto !
*Parabéns, pela publicação na revista chinesa ! Fronteiras, só na cabeça dos políticos...
*A coluna, como sempre, uma leitura muito agradável, fazendo-nos sempre dar aquela “paradinha” reveladora – e o telescópio sempre girando e focalizando várias coisas, poesia, economia, protestos...
*Muito obrigado pela remessa de exemplar de sua coluna de 03/06/2005 onde publicas novamente uma ilustração daqui da casa ! Ótimo estar por aí !
*Acuso o recebimento do Lítero Cultural de 21/22 abril, onde publicas trabalho aqui da casa. Muito obrigado pela gentileza, pelo espaço a nós concedido.
*Obrigado pela inclusão de mais uma ilustração minha aí na tua coluna ! É sempre um prazer poder figurar em espaço tão luminoso ! Valeu, mesmo !

HO SUNWOO, SEUL, CORÉIA DO SUL
*I thank you for inserting my põem in Journal “Lítero-Cultural.”

IVONE VEBBER, CAXIAS DO SUL, RS
*Parabéns Selmo Vasconcellos pelo certificado Prêmios Laços de Cultura do escritor Francisco de Assis Nascimento, Goiânia, GO.

ILKA MATHEUS, NITERÓI, RJ
*Foi tão grande a emoção ao ver meu poema, publicado no Lítero. O jornal Alto Madeira, como sempre, está ótimo.
*Como é bom ter quem nos mande, assim de tão longe, notícias da bela Amazônia! Parabéns pelo Momento Lítero Cultural! Poetas sensíveis, gente boa do Alto Madeira.

ILKA BRUNILDE LAURITO, SÃO PAULO, SP
*Obrigada pela remessa dos sempre ótimos Momentos, que se devem à sua dedicação e amor à poesia.
*Obrigada pelos jornais, sempre cheios de notícias e informações preciosas. Com eles conheço muitos poetas de cuja existência suspeitava. E bons poetas.
*Recebi os jornais Momento Litero Cultural / Alto Madeira que você me enviou e escrevo para agradecer-lhe. A publicação ficou ótima e foi bom saber que estou sendo conhecida aí em Rondônia. Viva este país tão grande!

IONNE BRAGA FERREIRA, RIO GRANDE, RS
*Deus lhe proteja sempre extensivo a família, amigos deste Rico jornal Alto Madeira que tanto nos ensina culturalmente.

IVO JOSÉ CICOGNA, SÃO LOURENÇO, MG
*Recebi os jornais, já estão no meu arquivo.

ILDÁSIO TAVARES, SALVADOR, BA
*Selmo, caro, você é um Gentleman, escrever um artigo tão lisonjeiro e enviá-lo para mim. Grato. Gostei muito do jornal, bem diagramado, com matérias interessantes e o seu Lítero Cultural que além do mais traz o meu irmão Carlos Nejar. Grande abraço baiano.
*Você é leitor armado até os dentes.
*Seu admirável jornal que não só tem estatura comparável com qualquer jornal do país, bem feito, bem diagramado, bem impresso, como tem um suplemento literário, coisa rara no país. Parabéns !
*O trabalho que o caro Selmo vem desenvolvendo à testa do Lítero Cultural é extremamente relevante.

IRINEU VOLPATO, SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP e SANTA BÁRBARA DO OESTE, SP
*Momento Lítero Cultural é sempre bem-vindo, bem tratado e novo.
*A sua elegância é tamanha que só usa sua página para terceiros ( contrariando a maioria dos editores que recheiam os espaços que sobram com terceiros, mas antes os seus ).
*Gostei da inovação no Momento, incluindo poesias do Brasil inteiro, às pinceladas.
*E o amigo, além dessa briga de montar o Momento para o Alto Madeira e ficar futucando detalhes do jornal e, que acabou descobrindo o que nem o pessoal do jornal se atentou, onde anda escondendo seus poemas libertários, existenciais? Eu já citei uma vez, que a única página que nada traz do seu editor é a sua. Os demais se fazem o tronco do coqueiro e as folhas, aos demais. Questão de conceito.
*Momento Lítero Cultural, sempre bem cuidados e mostrando gente, que se acaba gostando conhecer. O gostoso de sua página é que sempre ela inova.
*Parabéns pelo reconhecimento recebido da IWAA. Não que isso fosse classificá-lo, sua página é suficiente por si, mas sempre é bom um reconhecimento.
*Você é um dos poucos que publica quem é quem em nosso meio. Quanto é bom e informativo, você tem conhecimento de quem está lendo e correspondendo-se.
*Recebi sua página ( em duas cópias ) do Alto Madeira, onde me caprichou com foto, notícia e poemas. Só mesmo dizendo Deus lhe pague dessa enfeitada amizade, que vimos somando dês quando ? Cinco, dez anos ?
*Recebi sua página Lítero Cultural, no Alto Madeira, apresentando meu “Errâncias”. Obrigado por continuar prestigiando meus trabalhos. Com essa elegância e amizade.

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, SÃO PAULO, SP
*Grato pelo destaque na sua página literária. Parabéns !
*Gratíssimo pela publicação do “Soneto”.
*Grato pela publicação. Que bom estar nas páginas do lítero Cultural.

ILMA FONTES, ARACAJU, SE.
*Meia página do Lítero Cultural, só posso dizer OBRIGADA !
*É com enorme felicidade que lhe envio o Certificado de Resistência ao Ordinário que há tanto tempo você vem fazendo por merecer.
*Selmo Vasconcellos não fez por menos : meia página do Lítero Cultural para o Prêmio Capital, sendo ele um dos premiados nacionais – DIVULGAÇÃO CULTURAL. Lembrando que meia página do jornal Alto Madeira são quatro de O Capital, Uau ! Valeu !
*Você já está espalhado pelo mundo de forma que todos os leitores lhe conhecem, apreciam e recomendam !
*Você é uma REALIDADE NACIONAL.
*Márcia Guimarães feliz da vida com a repercussão do seu trabalho Brasil afora. Ganhou um quarto de página Lítero Cultural no jornal Alto Madeira, de Porto Velho, RO, do premiado divulgador cultural, Selmo Vasconcellos.

IAPONAN SOARES, FLORIANÓPOLIS, SC
*Pelo presente estou agradecendo ao amigo o envio dos poemas manuscritos. Gostei muito dos poemas enviados.

IZACYL GUIMARÃES FERREIRA, SÃO PAULO, SP
*Lítero Cultural, esforço apreciável a ser louvado e imitado.

ISAAC SOARES DE SOUZA, SÃO CARLOS, SP.
*Não sei como agradecê-lo pela força e pela divulgação de meu trabalho em sua coluna, pois tenho recebido muitas cartas depois que você publicou resenha a meu respeito no Lítero Cultural, muitíssimo obrigado.
*Sinceramente, não encontro palavras para agradecer a força que você tem me dado ao publicar meus simples versos em sua coluna Lítero Cultural, na verdade, você tem me dão a oportunidade de chegar poeticamente a outros rincões e plagas e urbes e a tornar o meu trabalho mais conhecido e difundido.
*Agradeço imensamente a atenção que o caro amigo tem dispensado a mim e espero que nossa amizade, mesmo à distância, dê frutos cada vez mais saudáveis e bons para a arte em todos os seus segmentos.

IÊDA THOMÉ, ILHA DE GUARATIBA, RIO DE JANEIRO, RJ
*Fiquei super lisonjeada pela homenagem que você me fez ! Não tenho palavras para agradecer. Vou levar ao evento poético “Bom Dia Poesia” e mostrar o seu jornal pra todo mundo ! São pessoas como você que nos inspiram a continuar a nossa luta.

JESSÉ NASCIMENTO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Que sua coluna continue viva e dinâmica, divulgando a boa literatura e contribuindo para o enriquecimento de nossa cultura.

JEAN-PAUL MESTAS, VICHY, FRANÇA
*Tudo o que você fez é como uma nuvem rosa e azul entre o Brasil e a França, os franceses que você tratou da maneira mais fraternal do mundo. Da parte deles a todos e do mais quente do meu coração.
*Selmo Vasconcellos nasceu em Bangu ( Rio de Janeiro ) e vive em Porto Velho ( Rondônia ) onde é jornalista do notável “Alto Madeira” dirigido por Euro Tourinho; aí dirige o Momento Cultural.
Poeta e crítico, Selmo é autor de vários livros de poemas de que as imagens parecem respirar na diapasão do coração brasileiro.
Assim, aqui, não há falsa aparência; as palavras seguem o seu caminho tal qual os companheiros de cada dia;
Selmo Vasconcellos est né à Bangu ( Rio de Janeiro ) et vit à Porto Velho ( Rondônia ),où il est journaliste au remarquable “Alto Madeira” dirige par Euro Tourinho; il y réalise le Momento Cultural.
Poète et critique, Selmo est l’auteur de plusieurs recueils de poèmes dont les images semblent respirer au diapason du coeur brésilien.
Ainsi, ici, pas de trompe l’oeil; les mots vont leur chemin tels des compagnons du quotidien.

JEOVÁ Santana, ARACAJU, SE.
*Obrigado pela força ao divulgar minhas ranhuras literárias.

JOÃO BIRICO FILHO, FLORESTA, PE
*Selmo, parabéns pelo seu trabalho literário, sempre leio poesias suas em alternativos.
*Amigo Selmo, obrigado por me dá uma força ao publicar minhas poesias.

JOÃO BATISTA P. CARVALHO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Queremos mais uma vez agradecer sua brilhante colaboração, na divulgação dos trabalhos da APPERJ em seu Estado, o que nos envaidece e ajuda a manter a chama viva da poesia.
Com alegria parabenizamos o caro amigo e colega de labuta pelo brilhante serviço à poesia e a cultura.

JEANE RODRIGUES NUNES, RIO GRANDE, RS
*A página Momento Lítero Cultural é realmente muito boa, leio todas as poesias, entrevistas e informativos culturais.

JACY GÊ DE ALMEIDA, FERRAZ DE VASCONCELOS, SP
*Considero de excelente nível sua página Lítero Cultural.
*Cá estão as páginas do Alto Madeira com suas bem-vindas colunas. Há de se louvar espaços como esse para a literatura. Continue com seu trabalho.
*Ensaiei algumas aparições nos jornais daqui. Mas, qual o quê! A literatura sumariamente é menosprezada. Torcem o nariz. Considero de excelente nível a página Momento Lítero Cultural.
*Agradeço a página Lítero Cultural e parabenizo pelo Prêmio Capital Nacional.

JÚLIO EMÍLIO BRAZ, RIO DE JANEIRO, RJ
*É sempre muito legal saber que podemos alcançar pessoas em vários pontos desse País-continente e que essas pessoas são de tal maneira tocadas por aquilo que fazemos, pela alquimia encantadora das palavras, que se dispõe a escrever para nós.

J. ANDERSON, COLATINA, ES
*Agradeço matéria sobre meus livros em sua coluna.

JOANYR DE OLIVEIRA, BRASÍLIA, DF
*Obrigado pelas suas páginas literárias e pelo destaque que muito me honrou.
*Sua página cultural muito bem feita. Continue seu belo trabalho aí em Porto Velho.
*Selmo Vasconcellos incansável divulgador de nossa poesia.

JANDIRA MARQUES MARTINS, JACUTINGA, MG
*Meu caro amigo poeta estou super feliz com a divulgação que fez em seu jornal sobre meu trabalho. Obrigada de coração.

JÚLIO DE LA BARCA, VARGINHA, MG
*Selmo é um trabalhador da literatura em todas as suas raias. Um ser humano, incansável e de muita sensibilidade. É um super trabalho.

JAYME FERREIRA, MACAPÁ, AP
*Gostei de você ter se lembrado de mim. Vou ser seu correspondente aqui em Macapá.

JAIME KOZAK, MADRI, ESPANHA
*Estimado Selmo Vasconcellos : con un poco de demora, le escribo para agradercele la inclusión, de un poema mio y una nota, su muy interesante página Lítero Cultural.

JACK RUBENS, PORTO ALEGRE, RS ( 01/09/1918 a 04/09/1996 ) - carta enviada em 05/08/1996.
*Caríssimo Selmo Vasconcellos
O teu saudoso amigo está na pior. O mês de março p.p. todo no hospital, duas cirurgias, um pós operatório complicado, e agora, em casa, pretendendo uma recuperação que está muito difícil. Estou extremamente debilitado, sem forças para escrever à máquina e mal pegando a caneta com a mão trêmula.
Esta minha situação foi divulgada por diversos alternativos, inclusive pelo Tal & Qual, onde mantenho a minha Coluna. Já na edição passada, voltei a escrevê-la e na próxima edição eu registro um poema teu, matéria já entregue ao jornal.
Sei que certamente vais ter dificuldade em entender muitas palavras. Estou escrevendo com dificuldade e fico logo cansado e não podia deixar sem resposta o teu bilhete nas páginas que me enviaste. Um grande abraço e votos de muita e muita saúde.

JACQUES CANUT, AUCH, FRANÇA
*Prezado Selmo Vasconcellos, muito obrigado pelo Lítero Cultural, jornal Alto Madeira.

JOSÉ BATISTA DE LIMA, FORTALEZA, CE
*A página é rica em trabalhos ( artigos, poesia, crítica, variedades ) de fecundo conteúdo mental e emocional.

JOZO T. BOSKOSKI JON, SKOPJE, MACEDÔNIA
*Thank you, very much, hat you made a brilliant move, publishing my poem : “POEMA – SOL! in the Lítero Cultural.

JUJU CAMPBELL, RIO DE JANEIRO, RJ
*Obrigado pelo estímulo.

JOSÉ NÊUMANNE PINTO, SÃO PAULO, SP
*É um prazer para mim manter esse contato com você e uma honra vez por outra figurar em sua combativa página literária.
*Obrigadíssimo pelo livro, pela página, pela lembrança.
*Os exemplares do jornal com o poema para o Pedro me chegaram às mãos. Grato fico.
*Abraços sempre acompanhando seu denodo, seu arrojo, na dedicação.

JORGE DOMINGOS, PETRÓPOLIS, RJ
*Não precisava tanto... mas ficou linda a divulgação do nosso livro em sua seção. Você selecionou de Ane Walsh o que considero seu texto mais enxuto e mais profundo : A Vida é Canhota e, embora pareça sinistra, a Morte é Destra. E esse TOM é um poço de preciosidades poéticas.

KIKA SEIXAS ( viúva do RAUL SEIXAS ), RIO DE JANEIRO, RJ
*Felicidades no seu trabalho e muita inspiração, escutando Raul Seixas !!! Um abraço.

KYRIAKOS AMIRIDIS, CÔNSUL GERAL DA GRÉCIA, RIO DE JANEIRO, RJ.
*Agradecemos pelo envio de alguns exemplares do jornal Alto Madeira, onde V.Sª. edita a coluna “Lítero Cultural”, em que promove a literatura brasileira e a internacional também, com enfoque para os poetas gregos, inclusive.
Apreciamos muito o fato de ter feito menção em sua coluna sobre a Antologia Poética “Perfil Grécia em Poetas do Brasil”, que foi lançada pelo Consulado Geral da Grécia, na Academia Brasileira de Letras, no dia 25 de março do corrente ( 2004 ), Data Nacional da Grécia.
Parabenizamo-nos pelo seu trabalho, e atendendo à vossa solicitação, estamos enviando alguns folhetos turísticos, assim como o exemplar da Antologia Poética recentemente publicada.
Aproveitamos a oportunidade para expressar os nossos protestos de alta estima e distinta consideração.

KURT F. SVATEK, BREITENAU, ÁUSTRIA
*In the morning I received your letter with the page of the newspaper where you published my poem! I was so pleased aboul il. Thank you very much !!

LIVALDO FREGONA, IMPERATRIZ, MA
*Recebi o jornal Alto Madeira “Momento”gentilmente a mim enviado pelo prezado amigo. Como faço parte da Comissão de Divulgação de nossa Academia, sempre levo às reuniões o produto de minhas correspondências, para que os membros de nosso sodalício possam tomar conhecimento dos heróis espalhados pelo Brasil que lutam para divulgar todo e qualquer tipo de arte. Eles leram e não economizaram elogios ao cuidado de preservar o verdadeiro sentido do jornal, ou seja, mostrar a literatura como tal, sem os tantos deslizes de digitação que em geral acontecem em outros informativos.

LUCIENE FREITAS, RECIFE, PE
*O jornal está cada vez mais familiar e eu pretendo envolver-me muito mais.
*Foi uma enorme surpresa que você fez, foi generoso demais. Agradeço-lhe, de coração, a divulgação dos meus livros.

LAERÇON, SÃO PAULO, SP
*É bom saber que o mundo da cultura alternativa é tão ampla e cheia de surpresas agradáveis.

LUIZ CARLOS MARQUES SILVA, SÃO PAULO, SP
*Obrigado por divulgar o livro A Origem da Vida no Momento Lítero Cultural / Alto Madeira.

LAU SIQUEIRA, JOÃO PESSOA, PB
*Obrigado pela publicação dos meus poemas !

LÍLIAN ALÁGIA, FLORIANÓPOLIS, SC
*O jornal é excelente e superou em muito minhas expectativas.

LUÍS FERNANDO VIEIRA, RIO DE JANEIRO, RJ.
*Agradeço o envio do jornal, que me é muito útil em minhas aulas, e programas de Rádio em que participo.
*Fico muito feliz em saber que em Porto Velho o movimento cultural é grande, sua coluna é a expressão do que estou dizendo.

LEONTINO FILHO, PAU DOS FERROS, RN
*Recebi as páginas culturais, gostei bastante. Um espaço da melhor qualidade: a literatura vista com competência, sabedoria e acima de tudo, sensibilidade. Parabéns. Torço pela continuidade do Momento Lítero Cultural / Alto Madeira.

LEILAH SÓLON RIBEIRO, ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN, RJ
*Momento Lítero Cultural / Alto Madeira é um jornal para ser lido e guardado com carinho.
*Gosto imensamente de sua forma de divulgar a cultura.

LUIZ EURICO DE MELO NETO, RECIFE, PE
*Agradeço o envio do Momento Lítero Cultural. Feliz em conhecer gente dessa terra ao norte que aporta para o futuro, cheia de vitalidade e juventude. Na verdade um velho porto mas sempre um porto sempre novo.

LUIZ FERNANDES DA SILVA, JOÃO PESSOA, PB
*Selmo Vasconcellos, nome de grande evidência da poesia brasileira. Sua brilhante atuação em Porto Velho, tem sido alvo de muitos encômios de crítica pelo extraordinário valor de sua poesias.
*Aplausos para o poeta Selmo Vasconcellos pela sua coluna literária no jornal Alto Madeira de Porto Velho.
*Acuso o recebimento de mais um trabalho que inclui uma poesia minha. Confesso que ainda estou sensibilizado pelo seu carinho.
*Mais uma vez agradeço-lhe por tudo que fez comigo divulgando minhas poesias no seu jornal.

LEINECY PEREIRA DORNELES, CASSINO, RS
*O trabalho de Selmo Vasconcellos é reconhecido em todo o Brasil até no exterior, um trabalho sério comprometido com a cultura de nosso país.
*Obrigada por toda a amizade e divulgação que tem feito sobre o meu trabalho, no Momento Lítero Cultural / Alto Madeira em 1997.
*Tenho recebido sempre o seu jornal. Belo trabalho. Com grandes nomes e trabalhos poéticos. Lindíssimos.
*Cada vez melhor, fica Lítero Cultural. Parabéns !

LEILA MÍCCOLIS, MARICÁ, RJ
*Em meu nome e no de URHACY FAUSTINO agradecemos o carinho que nos dispensou em 1997 e esperamos continuar a merecê-lo, sempre.
*Muito grata pelo envio de suas colunas, que tanto aprecio. Você é um grande batalhador da nossa cultura.
*Fico contente com a matéria do Lítero Cultural com tantos colaboradores, tantos países. Parabéns pelo seu trabalho cultural, feito com tanta dedicação e amor.

LARI FRANCESCHETTO, VERANÓPOLIS, RS
*Com grande satisfação recebi o Lítero Cultural / Alto Madeira, o qual já está ns meus guardados culturais. O Brasil vive um novo tempo e estamos todos cheios de esperança e otimismo finalmente. Tenha a cultura, definitivamente, o incentivo e o lugar que merece.
*O amor pela mesma causa, a poesia, nos faz irmãos, independentemente, das distâncias deste amado País.
*A cultura, em especial, o Fazer Poético continua unindo amigos-irmãos, de norte a sul. Espero encontrá-lo mergulhado de corpo e alma( mais alma no processo criativo ).
*Caro amigo Selmo. Em mãos Lítero Cultural com preciosas informações para novos intercâmbios e encontro com os amigos-irmãos de causa.
*Sempre acompanhando sua brilhante caminhada Lítero Poética. Votos de índole, doação e amor intensos em nome da nobre, fascinante e relevante causa a cultura.
*Gratíssimo, de fé, pela divulgação de meus poemas, via seção Lítero Cultural, do jornal Alto Madeira.

LUCILLA MILANESE, SÃO PAULO, SP
*Muito bacana a retrospectiva que fez dos colaboradores. Adorei as poesias publicadas.
*Sua coluna está cheia de grandes poetas !

LOURIVAL FARIAS SODRÉ, SÃO PAULO, SP
*É importante a atuação do Alto Madeira na divulgação dos poetas, artistas e escritores. Atuação competente, insista.
*Grato pelo apoio aos poetas, aos amigos talentosos que não encontram oportunidade a não ser nos iluminados Líteros.

LUÍZ OTÁVIO OLIANI, RIO DE JANEIRO, RJ
*Venho agradecer o envio do Lítero Cultural no qual consto com três poemas em destaque. Saiba que tal divulgação me honra.

MARQUIS DON K. VELLA HABER, GZIRA, MALTA
*We thank you once again for your initiative and wish the best of luck both to yourgoodself and the Alto Madeira under you direction.

MARIA DE LOURDES, ALEGRE, ES.
*Agradeço, sinceramente a publicação de minha poesia em seu jornal, aí nesse local tão distante ao qual teria grande prazer em conhecer e, também, principalmente, ao senhor.

MARIALZIRA PERESTRELLO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Antes de tudo, minhas felicitações pelas páginas do Lítero Cultural de alto nível.

MARIA GRAZIA LENISA, TERNI, ITÁLIA
*Merci pour avoir pubblié “La libertá futura” dans “Lítero Cultural”.

MARCELO DE JESUS SILVA, RIO DE JANEIRO, RJ
*Foi com imensa alegria a publicação das poesias no Momento Lítero Cultural. Fiquei feliz mesmo !

MÁRCIO J. DE MELLO, SÃO PAULO, SP
*Momento Lítero Cultural, um trabalho de grande utilidade realizado no norte do nosso país.

MYRIAM RAMOS, NITERÓI, RJ
*Acuso Momento Lítero Cultural / Alto Madeira, com prazer !!! Use e abuse do Corra-Louca.

MIGUEL JORGE MALTY, BRASÍLIA, DF
*A este esgrimista da pena, incansável ativista cultural, na agitada liça da imprensa de Rondônia, através das páginas do prestigioso jornal Alto Madeira, de Porto Velho ( RO ), consignamos aqui, reconhecidos, nosso preito de gratidão, pelo vasto espaço que nos dedicou, em razão do lançamento de nosso mais recente livro “Sonhos e Anseios”. Refiro-me ao escritor Selmo Vasconcellos, que assina o Caderno Lítero Cultural, do citado jornal.

MERCEDEZ VASCONCELLOS, SÃO PAULO, SP
*Não importa se claro ou escuro, chuva ou sol, estrela ou lua, o mais importante é não deixar “nascer/crescer” pedras em nosso coração. A poesia, os amigos, a sensibilidade, têm um dever sério de manter o mundo melhor. Somos melhores quando repartimos a nossa alegria, a nossa tristeza, os nossos sonhos, com os que nos cercam. Momento Lítero Cultural tem essa chama sempre acesa, onde os amigos se encontram e desfilam poesia, nas linhas do papel. Da minha parte sou feliz e tenho que lhe agradecer por publicar-me por saudade. Paz no coração.
*O Lítero está cada vez melhor. Você é o garimpeiro das preciosidades literárias. Parabéns !
*Parabéns pela “Retrospectiva Lítero Cultural” verdadeiro mural de sua organização e desfile de poetas, para o nosso deleite.
*Que você continue firme com seus projetos poéticos. Sucesso para o seu trabalho sempre nota dez.
*Parabéns pelo apoio que está dando aos poetas.
*Você tem conseguido nos mostrar numa simples página de jornal, ricamente enfeitada com perfumes da sensibilidade de muitos poetas. A que simples, ficou cheia de brilhos.
*Que bom que o Lítero apenas encolheu quando, hoje em dia, tantos fenecem !
*Parabéns pelo “Prêmio Laços de Cultura”. Você merece mais e mais prêmios, pelo apoio que tem dado aos sonhadores e poetas do nosso Brasil.
*O jornal sempre recheado de trabalhos que agradam ao coração.
*Em meio as expectativas das festas, aos sonhos, as esperanças que nunca poderão nos deixar, um momento maior de emoção aconteceu : receber o Lítero Cultural com minha homenagem quando da chegada do Pedro, meu neto, foi maravilhoso ! Quanto devo lhe agradecer por tamanha gentileza !

MILTON DIAS FERNANDES, ITAJUBÁ, MG
*Parabenizo-o pela sua configuração no Livro de Ouro que reúne poetas de 57 países, de diferentes idiomas e pensamentos. Isso é magistral e faz-me cada vez mais sentir-me orgulho de você, do seu carisma. Prossiga luzindo estrelas, para o fulgor da constelação cultural.
*Parabéns pelo Momento Lítero Cultural em “Os Melhores de 1997” e “Ativista Cultural do Ano de 1997” pela Sociedade de Cultura Latina do Brasil.
*Que luxo ! O nosso Momento Lítero Cultural ostentando divisas de altos escalões literários internacionais ! Orgulho-me em participar. Vibro !
*O Momento Lítero Cultural tem enorme infiltração porque tem alicerces. É um orgulho. Os grandes vultos da literatura que se apresenta, é a revelação da integridade de uma imprensa escrita digna e relevante.
*Quero que saiba o Momento Lítero Cultural é guardado por mim, - em modesta estante – com carinho especial. Como sempre, um jornal fulgurante e altamente digno de louvores.
*A platéia do nosso “Lítero Cultural” é altamente poética e abrangente.

MARINA DE FÁTIMA DIAS, CAMPO GRANDE, MS
*Quero agradecer-lhe pela remessa das duas edições da “Retrospectiva Lítero Cultural”, com a lista dos principais colaboradores do mesmo. Obrigada de coração pela inclusão do nosso nome entre os colaboradores, o que muito nos honra. Afinal, somos nós que saímos ganhando, tendo os nossos trabalhos e endereços divulgando nesse espaço tão precioso e muitíssimo coordenado pelo amigo.
*Lítero Cultural sempre trazendo as novidades do mundo literário e textos poéticos de primeira.

MARILENA GOMES RIBEIRO, NITERÓI, RJ
*Muito obrigada pelo seu jornal. Fico sempre feliz quando sei que você se importa com as coisas de Niterói.

MONA CURY, SÃO PAULO, SP
*Como é bom ser “Brindada” de vez em quando, no Momento Lítero Cultural / Alto Madeira.

MARLY NASCIMENTO BRASILIENSE, SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP
*Agradeço muito por ter-me colocado a par desse trabalho da Professora Nela Rio ( Canadá ).
*Só nós mesmos, poetas, para fazermos ainda a amizade e a compreensão existam neste mundo de violência.
*Selmo, obrigada pela sua atenção... às vezes basta uma palavra de um amigo e nos sentimos vivos ! Receba meu abraço fraterno e muito sucesso para você e todos daí do Alto Madeira.
*Agradeço-lhe mais uma vez por todo apoio que me deu em 1997 e confesso-lhe que além de ter sido importante pelo meu lançamento “Vasos & Vértices”, 1997 deu-me a oportunidade de corresponder-me com pessoas que acabaram ficando no meu coração para sempre... E uma delas, com certeza é você.
*Selmo, espero que você e seu jornal, tenham cada vez mais sucesso por sua sensibilidade, amabilidade e colaboração. Espero que você tenha prosperidade a cada minuto da sua vida. Sucesso também para todos que trabalham aí, o dono do Alto Madeira até o pessoal que põe a mão na massa.

MARIA DE LOURDES PRATA GARCIA, BRAGANÇA PAULISTA, SP
*Surpresa agradável receber do Alto Madeira, a página que mais interessa a quem curte escrever e se dar a conhecer.
Li atenta, os artigos de sua página cultural. É ampla, nadinha bairrista, favorece a todos com o presente da divulgação, abrandando a necessidade do artista de divulgar seus escritos. É BOM !

MARINA P. ZOGRAFOU, ATENAS, GRÉCIA
*Selmo Vasconcellos sweet poet and grand editor.

MIGUEL BARBOSA, LISBOA, PORTUGAL
*Com um abraço de muita estima e admiração poética e literária. Quando o terei pessoalmente em Lisboa ? seria um grande prazer conhecê-lo.
*Profunda admiração literária e a sincera amizade.

MARIA LÚCIA DUTRA, NITERÓI, RJ
*O jornal Alto Madeira encantou-me, muito atualizado e bem feito.

MARIA THEREZA CAVALHEIRO, SÃO PAULO, SP
*É bom quando nossa mensagem vai em terra fértil, e encontra ressonância em almas sensíveis, como a sua. Você faz um belo trabalho de divulgação de seus irmãos de ofício.
*O Alto Madeira é muito bem impresso e merece parabéns também pela excelente revisão.
*Que Deus lhe conserve o idealismo e a inspiração, para realizar boas obras e fazer a ciranda da Poesia !
*Bonita a Homenagem Póstuma que você prestou a Jack Rubens, um belo e sensível poeta, em Momento Lítero Cultural.

MARIA INÊS VELLOSO DE ABREU, VOLTA REDONDA, RJ
*Gostei muito da publicação das poesias, desta forma está sendo divulgado o meu trabalho. Obrigada.

MARIA APARECIDA DE MELLO CALANDRA, MOGI DAS CRUZES, SP
*Agradecemos o envio de Alto Madeira. Parabenizamos pelo trabalho que vêm desenvolvendo.
*Não temos palavras para agradecer a V. Excia pelo espaço que nos foi concedido no Jornal Alto Madeira.

MIYUKI ENDO, TÓQUIO,JAPÃO
*E o Lítero Cultural de 28 de março, obrigada : minhas poesias e minha fotografia são boas.

MÁRCIA GUIMARÃES, ARACAJU, SE.
*Fiquei muito feliz em ser a nova colaboradora do Lítero Cultural. Que honra !!!

MARIA JAEPELT, TIMBÓ, SC.
*Fiquei surpresa ( e feliz ) ao ver meu trabalho publicado na sua coluna do jornal Alto Madeira. Obrigada pela publicação e envio do mesmo, pois nem todo mundo é como você, que respeita o autor e sua obra.

MARIAZINHA CONGÍLIO, JUNDIAÍ, SP
*Parabéns, Selmo. É difícil manter uma página cultural num jornal : se tem matéria falta espaço e muita vez tem espaço falta matéria. Parabéns também ao Sr. Euro Tourinho que vê o valor da cultura no jornal. Que a página continue por muitas dezenas de anos.
*Admiro seu trabalho. Foi em Porto Velho e em Rondônia conseguiu se impor – além do trabalho escreve no jornal e cria seus versos.

MANOEL GOMES, BRASÍLIA,DF
*Prezado Selmo, espero que esteja firme na divulgação da literatura-brasileira-de-cada-dia. Nossa literatura, marginal, desconhecida.
*Caro Amigo Selmo Vasconcellos
Como lhe agradecer ? A deferência que teve em publicar meus textos. A publicação dessa matéria veio para me salvar de um mal entendido, sabia ?
Veja só : no dia 15 de fevereiro/ 2005, eu dei uma entrevista para o Jornal Correio Braziliense, o maior jornal local, mas não falei da FUNAP, a fundação da qual sou funcionário interno.
Como no momento estou em negociação com ela para sair do benefício de Trabalho Externo, e é através dela que posso me beneficiar, e eu não havia falado no Correio do trabalho desenvolvido dentro do presídio, o Diretor Executivo da instituição veio como louco para cima de mim com a frase : “Nós lhe ajudamos e você não fala do nosso trabalho no jornal, fica difícil.”
A entrevista foi publicada no dia 21 de fevereiro/2005, segunda-feira, a sua foi publicada no dia 11 de fevereiro, mas só recebi pelo correio no dia 25, na sexta-feira, então, eu estava sem saber como me salvar desse entrevero, mas você amigo me salvou.
Quando botei os olhos no Lítero Cultural com aquele texto, comecei a rir, chorei de alegria.
Muito obrigado pelo ato. Dê um forte abraço em Leonardo.

MARIA BERENICE DIAS, PORTO ALEGRE, RS
*Adorei o espaço.

MANOEL HYGINO, BELO HORIZONTE, MG
*Agradeço a gentileza de enviar-me Alto Madeira, edição de 29/07. Assim como a distinção de publicação de comentário sobre Rosângela Vieira e sua obra.
*Selmo Vasconcellos, força das letras em nossas fronteiras.

MARIA LUÍZA FALCÃO, PAQUETÁ, RIO DE JANEIRO, RJ
*O meu agradecimento pela inclusão do meu “Afonso” no seu jornal.
*A vida é assim : um amigo dá a mão, a gente segura firme e vai em frente !
*Procuro manter meus amigos sempre informados dos meus progressos. Você foi o primeiro a divulgar meu trabalho no jornal.

MÁRCIO CATUNDA, BRASÍLIA, DF
*Ao prezado Selmo Vasconcellos, grato pelo apoio de sempre através das resenhas que publica a meu respeito, ofereço fraternalmente esta prenda literária “Na Trilha dos Eleitos” – Volume II.
*Querido amigo Selmo, Venho agradecer-lhe pela gentileza da fabulosa reportagem que publicou a meu respeito, com belas fotos e um destaque surpreendente. É uma prova de amizade e generosidade sua. Quero felicitá-lo também pelo nascimento do seu neto.
*Grato por suas notícias. Não sei se já lhe havia escrito pra agradecer o forte apoio que me concedeu no Alto Madeira, com a publicação de poemas meus do livro Sintaxe do Tempo. Você é realmente um cavalheiro das letras. Um prócer das artes liberais. Nessas semanas recentes estive mudando de cidade e de país. Agora estou em Lisboa, Portugal.
Que as melhores venturas o acompanhem sempre e que a saúde volte a ser 100%. Diga o que precisa desta capital, livro ou alguma diligência. Terei satisfação em atendê-lo. Um abraço afetuoso do amigo.

NADINE BOURGÉS, BORDEAUX, FRANÇA
*Merci d’avoir fait paraître nos poèmes dans votre journal.

NÉLIDA PIÑON, Presidente da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, RIO DE JANEIRO, RJ.
*Agradeço cordialmente o oferecimento do seu livro Resquícios Ponderados, e também o artigo que saiu no jornal Alto Madeira, que teve a gentileza de me enviar.

NORA RONDEROS, EMBAIXADA DO BRASIL, BOGOTÁ, COLÔMBIA
*Muito obrigada pelo material enviado, o qual é de grande utilidade para o Setor de Imprensa e Divulgação. Gostaríamos de contar com seu obséquio permanente.

NELA RIO, FREDERICTON, CANADÁ
*Estimado Selmo, gracias por tu apoyo y afecto.
*Minhas gracias por tus contribuciones.

NEIDE ARCHANJO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Caro Selmo Vasconcellos, acuso recebimento das suas belas páginas do Lítero Cultural. Fiquei feliz em estar, finalmente entronizada na “Galeria dos Amigos”. Obrigada pelo carinho. Parabéns pelo lindo trabalho que você vem desenvolvendo à frente do jornal. A distância geográfica nos separa, mas o amor à poesia e à literatura, em geral, aproxima os semelhantes.
*Recebi, li e agradeço os bons exemplares do Lítero Cultural. Muitas coisas boas, entre elas a “Hora da Saudade”provocada pelas fotos da Olga Savary com nossos velhos amigos em comum; todos jovens, belos e saudáveis na época.
*Parabéns pelo seu contínuo e belo trabalho.
*Obrigada pelo carinho de sempre para comigo e minha poesia.

NORBERTO DE OLIVEIRA, ATIBAIA, SP
*Parabéns pelo certificado de “Prêmio Laços de Cultura”, com que foi agraciado.
*O amigo não imagina a alegria que sinto ao receber e, avidamente ler e reler a sua página Momento Lítero Cultural / Alto Madeira. O Lítero é muito interessante, não só pelas notícias sobre escritos, concursos, mas sobretudo pelas belas poesias que publica.
*Que nunca esmoreça o seu ânimo de divulgar as coisas belas da nossa terra.
*Caro Selmo, agradeço-lhe muito pela amizade e pela gentileza de enviar-me sempre o tão apreciado Momento Lítero Cultural / Alto Madeira.
*Mais uma vez você me prestigiou com a sua bela página Lítero Cultural do jornal Alto Madeira. Admiro muito a sua coluna, não só porque divulga até poesias simples, como as minhas, mas sobretudo porque, através dela você faz amigos pelo Brasil afora.
*Congratulo-me com o amigo pelo bom gosto e perfeição naquilo que faz.
*Meu caro, folgo em saber que a sua apreciada coluna, o Lítero Cultural continua a todo o vapor... Merece ! Doze anos é um PÉ DE MEIA cultural... e irá perdurar por muito mais.

NEWTON DE LUCCA, SÃO PAULO, SP
*Parabéns pela página literária. Admiro profundamente o trabalho daqueles divulgadores da literatura nacional a quem poderíamos chamar, talvez, de heróis da resistência cultural brasileira. Na verdade, é graças a pessoas como você, à Leila Míccolis e o Urhacy Faustino, no Rio de Janeiro, ao Zanoto. Ao Silvério da Costa, ao Jaime Vieira e a alguns outros, que a literatura nacional ainda resiste ao descaso que lhe nutre a nossa mídia... toque em frente, por favor, pois é de pessoas assim que o país necessita...

NEIVA PAVESI, SANTOS, SP
*Lisonjeada pela publicação de meu texto em sua ótima coluna. Agradeço-lhe a gentileza da atenção.

NEIDE BARROS REGO, NITERÓI, RJ
*A página Momento Lítero Cultural está realmente rica em colaborações, participações de poetas de todo o Brasil.
*Você é um idealista. Desejo-lhe muita saúde para que continue realizando esta tarefa de divulgar a beleza e a cultura.
*Sua coluna é de confiança. Nela, não acontece como em alguns jornais. É triste para o autor ver seu trabalho truncado com letras trocadas ou palavras erradas.
*Selmo Vasconcellos que sonha como eu em um mundo de paz.
*Ao amigo Selmo Vasconcellos que tanto trabalha pela divulgação da poesia e dos poetas.

NELSON TANGERINI, RIO DE JANEIRO, RJ
*Adorei o texto publicado no jornal, num momento em que encontro dificuldades para divulgar o trabalho de meu pai e toda a minha família. Sou primo da atriz Marília Pêra.

NINA DE ALMEIDA, PORTO ALEGRE, RS
*Obrigada por sua homenagem pelos dois anos de partida física do nosso poeta Jack Rubens. Ele foi a semente que germinou oportunizando que da lavoura alternativa colhêssemos a maior safra de amigos do continente. É bom saber que temos amigos assim como Selmo Vasconcellos.
*Selmo Vasconcellos, um terço de página dedicado ao jornal Tal & Qual, somente os grandes de alma procuram valorizar seus colegas de infortúnio. Fazer jornal cultural é um mal que nos faz bem. É o nosso desprendimento material que nos leva a tantos lugares.
*Selmo Vasconcellos, tem se destacado na divulgação dos trabalhos literários dos gaúchos.
*Selmo: espero que goste da tua coluna, os amigos do Jack Rubens vão se encontrar com a Prosa e Versos. Eu achei ótima. Obrigada Companheiro, digo companheiro, porque não passamos de guerrilheiros de uma luta sem arma tentar fazer algo sem sangue humano escorrendo, no papel somente os poetas que leiam o que escrevemos.
*Sempre estás abrindo uma janela para os que vivem de idealismo. Como tu, nós somos os mensageiros da arte em divulgar nomes que vêm surgindo, nomes que já surgiram e nomes que já se foram.

NILTO MACIEL, FORTALEZA, CE
*Obrigado pela divulgação de meu nome em sua página no jornal.

NADIA CELLA, BRASOV, ROMÊNIA.
*Bravo pour les poésies de journal Alto Madeira.
*Mille remerciements pour le journal Alto Madeira.

NELLY NOVAES COELHO, SÃO PAULO, SP
*Aqui vai meu agradecimento pela gentileza da oferta dos vários exemplares do Suplemento “Alto Madeira”, que me traz várias informações sobre o movimento cultural aí em Porto Velho. São-me sempre utilíssimas as informações literárias e culturais, para meus diversificados trabalhos de pesquisa.

NICODEMOS SENA, SÃO PAULO, SP
*Li com atenção os exemplares da Lítero que me enviaste e cheguei a conclusão de que a Lítero é um verdadeiro milagre nesse recanto da nossa querida Amazônia. Parabéns por mantê-la.
A nossa generosa amiga Olga Savary ( essa “índia” na cidade ) já me falou de ti muitas vezes. Também li poemas teus aqui e ali, e gostaria de conhecer mais.
*Foi com alegria que recebi o teu convite, do dia 07/07/2005 ( via correio ), para que passe a integrar o seleto rol dos “Amigos do Lítero Cultural”, por indicação da nossa amiga comum Olga Savary.
Olga já se referiu mais de uma vez ao amigo, que, tanto gosto e denodo, mantém acesa a chama da imaginação e da esperança nas páginas do jornal “Alto Madeira”.
Obrigado pelas edições que me enviaste da “Lítero”, todas bem editadas, com o que inseres Rondônia no quadro da imprensa cultural brasileira.
É com satisfação que te envio, junto com esta, exemplares de meus dois romances “amazônicos” ( pois ambientados na Amazônia ). Ambos tiveram alguma repercussão no chamado “eixo” Rio-São Paulo, como podes ver da fortuna crítica que também te remeto.
Junto com a fortuna crítica, segue ainda pequeno currículo literário. Interessa muitíssimo ver o meu trabalho divulgado também no sudoeste da nossa Amazônia. Talvez não fosse demasiado mostrar aos leitores do “Alto Madeira” um trecho de meus romances ( que te envio num disquete ).
Desde já, Selmo, fico-te imensamente agradecido pelo espaço que me abres na “Lítero” ( Olga saberá que estabelecemos contato ).

OLGA SAVARY, RIO DE JANEIRO, RJ
*Sempre se diz por aqui, pelo Rio, que os suplementos estão nos Estados brasileiros, nunca no Rio de Janeiro. E é verdade. Aqui o único existente é a revista Poesia Sempre, da Biblioteca Nacional, que sai espaçadamente, onde colaboro desde o Primeiro Número, mas sem qualquer remuneração. No Primeiro Número de Poesia Sempre saíram poemas meus, depois em quase todos os números publicaram, a pedido dos editores, resenhas críticas de autores brasileiros, da escolha deles lá. Enfim, é um esforço grande, o deles – e o seu, em Rondônia. E enorme é o esforço também de quem escreve, por não ser remunerado – e com reconhecimento pela obra as contas do fim do mês não podem ser pagas. Conclusão : esforço de todos. Idealismo. Eta País que detesta cultura. Recebo por palestras feitas no Rio e nos Estados, mas a duras penas. E no Sindicato, que é de utilidade pública, trabalho de graça, tendo todas as chateações possíveis, como bem pode imaginar. Trabalho no RioArte, da Prefeitura/Secretaria de Cultura do RJ, mas pagam malíssimo e exigem a tua alma. Você deve saber o que é isso...
*Recebi a linda página com fotos que fizeste sobre minha obra.
*Está bonita tua página.
*Obrigada sempre por tudo, pelas gentilezas fraternas.
*Parabéns pelo magnífico trabalho que você desenvolve em Rondônia pela literatura brasileira.
*Aguardo uma nova oportunidade de nos abraçarmos como amigos epistolares e literários que somos há anos.
*Agradeço o envio do teu suplemento com matérias minhas e dos escritores que te mando, inclusive o da notícia de Belém, PA, minha terra.

OEFE DE SOUZA, RIBEIRÃO PRETO, SP
*Grato pela companhia e ensejo de navegarmos culturalmente através da poesia.

OSAEL DE CARVALHO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Parabéns pelos seus sonhos e lutas pela nossa literatura.
*recebi o seu excelente Momento, que está como sempre brilhante.
*É de gente como você, que vive a verdadeira literatura brasileira.

OLGA AMORIM, CAMPO GRANDE, MS.
*Obrigada pela generosa acolhida.

PAUL COUGERT, BORDEAUX, FRANÇA
*Merci également pour votre amicale dédicace dont la dévolution sympathique me touche beaucoup.
*Merci, de tout coeur, pour la coupure bien reçue du numéro du 22.10.2004 de “Lítero Cultural” où vous m’avez fait l’honneur d’une flatteuse insertion me concernant, et importante devrais-je dire, puisque même un poème et se traduction par Teresinka Pereira y sont joints.
Je ne manquerai pas de faire photocopier cette page du journal, ne serait-ce que pour en envoyer un exemplaire à la charmante poétese me remettant une coupe sur la photo que vouz avez gentilment reproduite. Cela ne manquera pas de lasurprendre et de lui faire plaisir !
Croyez, cher aimable Confrère, à mes seniments les plus cordialment dévoués.

PEDRO BLANCO VILARIÑO, BARQUISIMENTO, VENEZUELA
*Vengo de recibir vuestra “Lítero Cultural” de 6 de Diciembre pasado. Agradezco su gentileza, asi como le agradezco a Teresinka Pereira, quien también me remitió fotocopia de vuestra página.

PAULO CÉSAR GUTTIERREZ GUGGIANA, SANT’ANNA DO LIVRAMENTO, RS
*Agradeço a publicação de meu poema e também da minha entrevista. Excelente a qualidade da coluna do jornal Alto Madeira.

PAT KOVACS, MACAÉ, RJ
*É muito interessante a seção que você cuida no jornal, é eclética e diversificada. Se a cada edição você traz aos leitores coisas diferentes, então sempre traz uma graça a mais ao jornal, não tendo que seguir um padrão ( tipo : só poesia ou só ilustrações ou só livros, e tal, não se torna monótono e rotineiro e está sempre interessante ! Parabéns.
*Obrigada por sempre publicar as minhas ilustrações.

PEDRO FRANCO, RIO DE JANEIRO, RJ.
*Fraterno abraço e meus cumprimentos pelo belo trabalho que vem realizando em prol da Cultura do País.

PAULO CEZAR DE SOUZA, BRASÍLIA, DF
*Agradeço, sensibilizado, o texto publicado no jornal Alto Madeira, de 27/12/2004, sobre o meu livro “A Previdência de Todos Nós”, inclusive com a minha foto e da minha neta Nicolle.

REIS DE SOUZA, RIO DE JANEIRO, RJ
*Acuso recebimento e agradeço exemplar do prestigioso jornal ALTO MADEIRA, onde é focalizada condecoração jornalística que recebi recentemente. Muito obrigado.

ROLANDO REVAGLIATTI, BUENOS AIRES, ARGENTINA
*Agradezco formalmente la generosidad vuestra trasuntada en el nº Del 27.12.96 de Alto Madeira. Há quedado realmente bien.

RICARDO SENA, TERESÓPOLIS, RJ
*Nosso Lítero Cultural está cada vez melhor !

REYNALDO VALINHOS ALVAREZ, RIO DE JANEIRO, RJ
*Parabéns por seu excelente trabalho de divulgação da poesia brasileira contemporânea.
*Agradeço a excelente divulgação que você proporcionou às duas coletâneas e reconheço nesse gesto um apoio meritório e dedicado à poesia brasileira contemporânea, de modo desinteressado e sincero.
*Parabéns pelo belo trabalho de divulgação da poesia brasileira contemporânea.
*Muito obrigado pela remessa do jornal com a matéria sobre o Lavradio. Parabéns por sua participação no 2º caderno do Alto Madeira e sua generosa contribuição para a divulgação da poesia.
*Mais uma vez, muito obrigado pela remessa dos jornais com as menções a meus livros e poemas. Estão arquivados com carinho. Parabéns renovados por seu trabalho de divulgação literária.

ROBERTO LEAL CORREIA, SALVADOR, BA
*é um prazer muito grande estar em contato com pessoas culturalmente ricas como os amigos do Alto Madeira.

ROBERTO DE CASTRO DEL’SECCHI, VASSOURAS, RJ
*Amigo Selmo, você que semeia cultura, amor e fraternidade.
*Rondônia está de parabéns tendo este lindo e conceituado jornal Alto Madeira, baluarte da nossa cultura.

RODOLFO SERKIN, VARGINHA, MG
*O jornal Alto Madeira talvez seja um dos únicos jornais brasileiros de destaque a dedicar uma página à cultura e a literatura.

ROGÉRIO SALGADO, BELO HORIZONTE, MG
*Obrigado pela força no Alto Madeira. São pessoas assim, como você, que fazem com que a gente continue lutando pela nossa poesia.
*Grato pelo seu trabalho profissional e literário.
*Selmo tem batalhado pela literatura alternativa através de sua concorrida coluna Momento Lítero Cultural, através da qual manda uma força enorme dos independentes e alternativos abrindo-lhes seu espaço.
*Gostei do Momento Lítero Cultural em todos os aspectos e lhe agradeço por oferecer espaços. Precisamos mesmos.
*Sua coluna literária está ótima.
*Obrigado pela força que você tem me dado sempre.

RENATA PACCOLA, SÃO PAULO, SP
*quero lhe agradecer a especial atenção dado às minhas trovas ao publicá-las juntamente com a foto.

ROSANI ABOU ADAL, SÃO PAULO, SP
*Recebi jornais com meu artigo publicado. Obrigado pela atenção.
*Alto Madeira está com um bom nível gráfico e editorial. O Caderno 2 está com as matérias bem distribuídas e diversificadas. Você trabalha bem dando espaço para todas as áreas culturais. Parabéns pelo Lítero Cultural.

REGINA POUCHAIN, RIO DE JANEIRO, RJ
*Selmo, adorei a publicação do meu poema. Fico muito grata por divulgar o meu Brasil afora.

ROSÂNGELA VIEIRA ROCHA, BRASÍLIA, DF
*Selmo Vasconcellos sempre valorizou meu trabalho.

RAQUEL NAVEIRA, CAMPO GRANDE, MS
*Selmo, que você continue desenvolvendo o seu generoso trabalho em prol da literatura.
*Parabenizo-o pela intensa militância cultural. Agradeço o carinho e o incentivo para comigo e meu trabalho literário.

RITA MARIA DE LACERDA, RIO DE JANEIRO, RJ
*Sucesso contínuo e acumulativo para o Lítero, e para você, em especial meu carinho e admiração.

ROSE DE ARRUDA, CUIABÁ, MT
*Tenho lido sua coluna; seu jornal e o seu editor estão de parabéns por ela existir, como um baluarte e ponte de ótimo nível cultural e lítero, a esse grande Estado muito bem cuidado, ele não traz erros de impressão, e liga muita gente afins, por meio de correspondência; pois você sempre trata de colocar o endereço junto a obra ou biografia dos autores. Muito digno mesmo é o seu jornal. Parabéns !
*Sua coluna Momento Lítero Cultural não deixa a dever nada a ninguém. Tenho nele visto trabalhos de literatos esplêndidos e informações divinas; e através dele, feito grandes amigos por correspondência.

RODS SUMMERS, HOLANDA
*Thank you for sending me the newspaper articles on poetry.

REGINALDO DUTRA, SÃO PAULO, SP
*Meus parabéns por esse trabalho em prol da cultura nacional.

RICARDO ALFAYA, RIO DE JANEIRO, RJ
*Com muita satisfação recebi os dois exemplares de Lítero Cultural. Agradeço muito a divulgação feita.
*Ler a Lítero Cultural é sempre rever amigos.
*Agradeço muito a divulgação feita, o destaque conferido “Rios”.

ROSEMARY C. WILKINSON, PLACERVILLE, EUA.
*Dear Selmo Vasconcellos :
Thank you for your note with enclosures of poetry and news from the world poets whom you chose to share with us, including the blessing of even my own too.
Congratulations for all this important embracing world poets and culture to share and translate and promote poetry forth to its righful place in civilization like in days of old. I enclose our latest news of the WCP in Taipei, 2003. I hope that we meet at one of these some day and look forward to Brazil gathering the world poets : what a blessing that would be to the world poets.
Please continue your splendid work and the Greek Award to you is most commendable a gesture for you are most worthy, deserving of it indeed.
Keep writing, sharing for we poets must come forward POETS RISE UP RESTORE THE EARTH is our time to change the world, the world leaders.
With respect and admiration.

STELLA LEONARDOS, RIO DE JANEIRO, RJ
*Há tempos venho sabendo de seu admirável labor - viva! Aí no Momento Lítero Cultural / Alto Madeira.
*Você é admirável cultor literário.
*Selmo Vasconcellos, querido amigo, fiquei até comovida com seu maravilhoso presente, inesperado, inesquecível presente. Aquela divulgação no Lítero-Cultural do Alto Madeira. Deus o abençoe !
*Meu caro amigo, muito grata pelo Lítero-Cultural em seu oportuno Curriculum e a justa homenagem ao Sr. seu pai.
*Você é um herói a favor da cultura e um amigo generoso a quem prezo muito. Deus o abençoe a você e os seus. Gratíssima pelo esforço ( que enorme ! ) no seu generoso jornal. Fiquei comovida, Selmo. Foi bondade demais ! Deus o abençoe, outra vez !
*Querido amigo, gratíssima pelo destaque dado em seu jornal, já famoso aqui no Rio, sobre “Perfil Grécia em Poetas do Brasil”. Faço questão de enviar xeroxes da matéria para o Cônsul da Grécia ( Dr. Kyriakos Amiridio ) . O que você publicou será enviado para Atenas, no dossiê que o Kyriakos prepara.
*A publicação do Regulamento dos Prêmios Literários da UBE, do RJ, foi verdadeiro presente de Páscoa. Muito Obrigada ! E tudo de lindo e bom para você e todos os seus !

SÍLVIA DE MENEZES LEROY, NANTES, FRANÇA
*Embora seja supérfluo elogiar uma coluna de jornal já premiada, devo dizer que gostei muito da concepção do Momento Lítero Cultural. É incrível o volume de informação que você consegue passar em uma só página.

SÂNZIA BRITO, MACAPÁ, AP
*é bom saber que no caminho das letras não estamos sozinhos. Apreciei muito a leitura do Lítero, espero realmente contribuir e apresentar outros poetas do Amapá.

SELMA RATIS, RECIFE, PE
*Sei que grande é a luta neste país para levarmos avante projetos literários. AM muito bom, estilo e forma.

SILVÉRIO R. DA COSTA, CHAPECÓ, SC
*Momento Lítero Cultural, contém divulgações literárias de todo o país. Muito bom o seu conteúdo.
*Grato pela minha entrevista no Momento Lítero Cultural. Quem tem amigo não morre na cadeia. E você é um grande amigo.
*A página Momento Lítero Cultural, sempre recheada de poesia e muita informação. Trata-se de um espaço generoso para divulgar a arte e a cultura.
*Parabéns pela coluna, cada vez melhor !

SAMMIS REACHERS, SÃO GONÇALO, RJ.
*Fiquei muito feliz com a homenagem que você me prestou, publicando minha foto e os meus poemas em tua coluna. Me pegou de surpresa ! São incentivos e reconhecimentos como o seu que me estimulam a continuar buscando...
*Valeu, valeu mesmo pela publicação dos poemas em tua página. Fiquei muito feliz; obrigado amigo.
É muito bom ver o grande e duradouro trabalho de divulgação que você realiza, em prol das letras e da cultura em geral.
*Grato por você publicar meu poema na sua coluna. Coluna essa ótima, vazante de cultura : informações, notícias, poesias. Um grande serviço que você presta à arte, é pena que nem todos reconhecem esforços como o seu.

SÉRGIO JÚNIOR, RIO DE JANEIRO, RJ.
*A sua página Lítero Cultural é um espetáculo ! Eu lhe dou meus parabéns, mesmo.

SHIRLEY BENEDICTO, SÃO PAULO, SP
*A Arte Poética Castro Alves agradece pela sua atenção e apoio ao nosso trabalho. Que Deus lhe abençoe e que abra um caminho de muita luz, paz, amor, saúde e proteção.

SILAS CORRÊA LEITE, SÃO PAULO, SP
*Fui surpreendido com a gentil homenagem do amigo, fazendo um apanhado do meu trabalho na coluna que tão nobremente promove com carinho e valorado empenho artístico cultural.

SÔNIA RODRIGUES, SANTOS, SP
*Fico muito feliz de colaborar para a divulgação da literatura atual.
*Bom saber que, também em Porto Velho, tão longe de Santos, há alguém interessado, como nós, em preservar os valores culturais, deste nosso querido e sofrido país. Acreditamos que enquanto poetas e escritores viverem, haverá sempre uma esperança, de dias melhores para nós.
*Que a coluna no jornal Alto Madeira, sendo atualmente um foco de resistência cultural ao consumismo reinante no país.

SONIA SALES, SÃO PAULO, SP.
*Parabéns pelo Lítero Cultural, é sempre uma alegria saber que existem jornais que abrem espaço para a literatura.
*obrigada pela divulgação no Lítero Cultural. A sua página é uma contribuição valiosa para a cultura do nosso País.
*obrigada pelo jornal Alto Madeira, fiquei conhecendo um pouco mais sobre sua terra, que admiramos aqui de longe.o jornal é excelente, bem paginado e com ótimas reportagens.
*Agradeço sensibilizada a publicação dos meus poemas. Confesso que o inesperado presente me emocionou. Obrigadíssima !
*A sua página é uma contribuição valiosa para a cultura do nosso país.
*Obrigada pela bela divulgação do meu livro. Para o poeta, a maior recompensa é saber que atingiu o coração de alguém.

SÉRGIO GERÔNIMO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Acabo de ler Lítero Cultural que saiu a chamada dos 20 anos de poesia da Oficina. Obrigado pela força e no reconhecimento do nosso trabalho.

SÉRGIO SÁ LEITÃO, BRASÍLIA, DF
*O Ministro Gilberto Gil agradece o envio de sua página Lítero Cultural, publicada no jornal Alto Madeira, encaminhada a este Gabinete pela assessoria Especial da Presidência da República, Senhora Teresa Cristina Abreu, e o parabeniza pela iniciativa.

TERESINKA PEREIRA, OHIO, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
*Vou colocar o Momento Lítero Cultural no MAIL ART SHOW na Universidade de Toledo, Ohio, USA.
*Obrigada por publicar meu artigo. Pela sua valentia em cooperar com meus textos de defesa aos Direitos Humanos, publicando meus artigos em sua página Momento Lítero Cultural, envio-lhe uma MENÇÃO HONROSA. Por parte do Parlamento.
*Querido Selmo, muito obrigada pela sua gentileza em publicar os poemas de Dennis ! Fiquei super feliz de receber o jornal ! Vou mandar uma cópia para mãe do Dennis.
*Seu trabalho é muito apreciado em todo o mundo !
*Obrigada pelo livro com a tradução dos seus poemas ao francês por Jean-Paul Mestas. Ele é um dos maiores poetas franceses contemporâneos. A tradução que ele fez foi perfeita, uma obra de arte. Parabéns !
*Você sempre eficiente, dedicado, trabalhador literário e poeta, sendo o verdadeiro cavalheiro renascentista das letras, outorgo-lhe o certificado de membro da IWA. A IWA é a maior associação de escritores e artistas do mundo. Tem atualmente 1198 membros.
*Esta é para agradecer-lhe todas as publicações, envios, etc. Enfim, sabemos que temos que seguir batalhando de mãos dadas ! Você é um bom companheiro, e desejo-lhe todos os sucessos da profissão de intelectual, porque com você seremos todos bem sucedidos.
*Muito obrigada pelas publicações e esforços para que o jornal continue saindo cada vez mais internacional. A página dedicada à Itália ficou sensacional !

TÂNIA GABRIELLI-POHLMANN, OSNABRÜCK, ALEMANHA
*Agradeço sempre o espaço que você me oferece, através de sua coluna. Tenho recebido muito material através de sua divulgação !
*Selmo, continue seu trabalho e receba meu aplauso ! Muitíssimo obrigada pelo material e por seu livro, que será lido com carinho ! Por favor agradeça a gentileza de EURO TOURINHO por mim; as fotos serão utilizadas na Exposição 500 JAHRE BRASILIENS ( 500 Anos do Brasil ) e o jornal Alto Madeira também.
Muito obrigada pela divulgação do trabalho de Turena Werneck junto à Organização de Mulheres Negras Crioula.
*Aproveito para agradecer, mais uma vez a divulgação de meu trabalho, que você vem tão carinhosamente fazendo.
*Selmo continue com seu trabalho, mesmo que às vezes você sentir que está remando contra a maré.

TOBIAS PINHEIRO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Selmo Vasconcellos, você é um daqueles que têm altar no meu coração. Use e abuse de minhas colaborações. Já passei por muitas barreiras e sei a sua luta aí na Imprensa.
*Para Selmo Vasconcellos, um Farol no Porto Velho, vigilante da literatura em Rondônia. Homenagem de maranhense saudoso, que lhe agradece as atenções e fica por aqui às suas ordens.
Escreva-me e saiba que somos panelas de mesma trempe.

TANUSSI CARDOSO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Selmo Vasconcellos, com orgulho, carinho e admiração pelo trabalho que vem empreendendo em prol de nossas poesias e literatura.

THEREZA FREIRE VIEIRA, TAUBATÉ, SP
*A sua página Lítero Cultural, no jornal Alto Madeira, é excelente, gosto de acompanhar as notícias.
*É gratificante para alguém como eu que não consigo divulgar o meu trabalho literário, ver num jornal de Porto Velho falar sobre o meu último livro “Uma Vida Para Dois”.
*Estou agradecendo os jornais. É claro que me agradou muito publicando as minhas poesias de “Poemas para Rezar”, mais feliz ainda com a publicação de “VÓ’ de minha neta Thamara.

TOM, FREI GASPAR, MG.
*Impressiona-me em tempos de barbárie que alma sensíveis como a tua abram espaço para a poesia. Parabéns !
*Obrigado pelo carinho e pela delicadeza em publicar resenhas poemas do livro “Crônicas Poéticas e Poesia Crônica” em parceria com o Jorge Domingos e Ane Walsh.
*Obrigado pelo privilégio de ler “Leonardo, Meu Neto’ e por ser publicado nas páginas do Lítero Cultural.

VILNEI KOHLS, PORTO ALEGRE, RS
*Esse trabalho no Alto Madeira, é muito importante, que Deus te ilumine e te dê muita força para continuar cada vez mais divulgando e produzindo arte nesse país.

VERA CARDONI, PORTO ALEGRE, RS
*Tuas palavras de boas vindas ao Lítero Cultural e ao espaço de Jack Rubens, de que sentes tantas saudades, deixaram-me confortável neste novo lugar que agora ocupo. Muito obrigada.

VALÉRIA TORRES, TERESÓPOLIS, RJ
*Ficou legal o espaço que você reservou para mim. Muito obrigada.

VALDENIR TELES MAGALHÃES, LONDRINA, PR
*Acabo de receber Momento Lítero Cultural no qual fiquei bastante contente com minha reportagem neste meio de comunicação.

WALTER WEISZFLOG, Diretor Editorial “MELHORAMENTOS” , SÃO PAULO, SP.
*Agradeço sua mensagem de 03/09/2003 e o envio dos recortes de jornal. Vamos incluí-los em nossa biblioteca para que todos possam ter acesso a estas importantes informações de José Mauro Vasconcelos.
Agradeço também os recortes de artigos do Selmo, um belo trabalho de divulgação da literatura.

WHISNER, UBERLÂNDIA, MG
*Selmo Vasconcellos, obrigado pelo destaque dado a minha pessoa em seu jornal. Agradeço sensibilizado.

WILMAR JOSÉ MATTER, IJUÍ, RS
*Recebi com alegria seu presente de natal : a publicação de minhas palavras no Momento Lítero Cultural. Obrigado, obrigado !

ZINEY SANTOS MOREIRA, RIBEIRÃO PRETO, SP
*Tenho a alegria de estar em contato contigo e agradecê-lo sempre pelo apoio que você vem dando.
*Obrigadão pelos presentes que me deu ao longo do tempo publicando minhas poesias.
*Agradeço imensamente pelo destaque dado aos meus humildes trabalhos no campo literário. Que Deus-Pai o ilumine sempre com a chamada alegria, da saúde e das plenas realizações.

ZANOTO, VARGINHA, MG
*Momento Lítero Cultural trata de um trabalho muito bem feito, em que, além da literatura e poesia. As pessoas são valorizadíssimas.
*O Momento Lítero Cultural / Alto Madeira é um trabalho de primeira, com seriedade, cuida da cultura com carinho.
*Selmo Vasconcellos, grande incentivador da cultura no norte do país.
*Selmo, poeta e batalhador pela cultura, literatura, artes e vida. Primeiro que tudo, abraços e votos de saúde.
*P.H. Xavier me contou, ontem, que ficou sabendo que o poeta e colunista Selmo Vasconcellos, editor de Lítero Cultural ( Jornal Alto Madeira – Porto Velho / RO ), no ano passado, recebeu indicação da professora Teresinka Pereira, presidente do Congresso Internacional da Sociedade de Cultura Latina. Não fiquei sabendo talvez em razão da minha cirurgia que me afastou quase todo o segundo semestre de contatos literários. Fiquei super contente com a notícia e parabenizo Selmo.
*Selmo, fiquei realmente satisfeito e feliz ao ver na sua página a reprodução de minha entrevista do Intervalo. Muito obrigado.
*Seu trabalho continua muito bom.

ZACARIAS MARTINS, GURUPI, TO
*Selmo Vasconcellos é um verdadeiro agitador cultural e muito tem contribuído para o fomento da literatura brasileira.

ZÉ ROBERTO, RIO DE JANEIRO, RJ
*Amigo Selmo Vasconcellos, foi com enorme surpresa que recebi o jornal Alto Madeira, com seu Lítero Cultural. Estou até agora tentando imaginar os motivos que me fizeram merecer tão grande divulgação. Em nenhum outro jornal, nem os daqui do Rio, recebi tanto.
Fico feliz em saber que não estou sozinho na luta pela divulgação da nossa cultura.

ZITA DE ANDRADE LIMA, BRASÍLIA, DF
*Sei que não é fácil realizar um trabalho do porte do Suplemento Lítero Cultural. Somente pessoa como você, com muito amor e muita garra, conseguem manter um espaço de importância para a promoção da cultura em um país que, lamentavelmente vem dando tão pouco valor, tão pouca ênfase às iniciativas culturais.

ZHANG ZHI, CHONGQING, CHINA
*I’m thankful for your contribution and published my poem and my friend CHOI LAISHEUNG’S poem in your “Lítero Cultural”.
*Dear Mr. Selmo Vasconcellos, many thanks for your would my poet-friend Mr. Tang Shi poem published in “LITERO CULTURAL”.
I’m inclusing with this letter wich new issue Messenger for World Poets Quartely nº 35, I hope you will enjoy them.

HUMBERTO DEL MAESTRO, SERRA, ES
*O Momento Lítero Cultural é um espaço amplo, dedicado, quase todo, aos modernos poetas do Brasil.
*Selmo Vasconcellos continua militando em seu mundo mágico da cultura, no Lítero Cultural, do Alto Madeira de Porto Velho ( RO ).
*Momento Lítero Cultural é página para se louvar.
*Sua coluna está entre as três primeiras, em todo o Brasil.
*Momento Lítero Cultural, sem receio de cometer uma injustiça, é uma das melhores publicações sobre literatura, no momento em todo o Brasil.
*Destaque maior à coluna Lítero Cultural, que permanece dentro de um padrão invejável, alcançando praticamente uma página de jornal, fato que merece aplausos, em nossa moderna mídia, que costuma não valorizar o escritor. Hoje em dia, nos grandes jornais, os espaços destinados à literatura são mínimos.
*Tal & Qual avisa que Selmo Vasconcellos, numa decisão que julgamos simpática e sensata, estará à frente do espaço deixado pelo saudoso Jack Rubens, medida provavelmente aplaudida por todos aqueles que conhecem o jornalista e poeta. Somos de parecer que o mundo não pode parar, já que tudo nele se renova, a cada momento.
De parabéns a cultura de nossa terra e jornal Tal & Qual.
*Lítero Cultural, com um cunho de profissionalismo como poucos o sabem fazer, em nossas lides literárias.
*Momento Lítero Cultural, espaço literário dos mais disputados por aqueles que militam nas letras.
*Momento Lítero Cultural trabalho inquestionável de profissional, que não canso de aplaudir.
*A coluna continua impecável e esperamos continuar a recebê-la sempre e sempre.
*Já nem perco mais meu tempo em dizer das belezas e da abrangência da coluna.
*A coluna continua um primor, um verdadeiro exemplo de como se pode divulgar bem a literatura, em nossa terra.
*Selmo Vasconcellos, poeta e jornalista de boa cepa, vem divulgando o que há de melhor, em nossas letras e lá em Porto Velho ( RO ), no abençoado verde da floresta amazônica, o jornal Alto Madeira, na coluna Momento Lítero Cultural.
*Momento Lítero Cultural, pelo alto nível que continua apresentando, divulgando escritores, poetas e artistas de nossa terra, com uma “performance” intraduzível.
*Selmo Vasconcellos continua regendo simbolicamente a “orquestra literária” da sua terra, Porto Velho, RO.
*Momento Lítero Cultural um espaço seleto que compulso imediatamente quando chega, dada a sua importância.
*Momento Lítero Cultural com aquela apresentação louvável que faz do periódico um mito.
*Momento Lítero Cultural um trabalho de primeira linha que louvamos e aplaudimos.
*Selmo Vasconcellos continua militando em seu mundo mágico da cultura, no Lítero Cultural, do Alto Madeira de Porto Velho ( RO ). Selmo é peça chave em nossa crônica literária atual.
*Parabéns pelo maravilhoso trabalho que desenvolve em nossa poesia e no jornalismo brasileiro, apesar dos contratempos. E grato pelos espaços que nos concede em sua coluna.
*...onde estou presente com um poema ( Saudade ), que agradeço, e onde desfilam grandes nomes de nossa atual literatura.
*Suas crônicas são verdadeiros postulados, exemplos ou parâmetros de como se pode exercer um jornalismo de primeiríssima, mesmo num recanto distante do centro cultural do país, não esquecendo que o Selmo é carioca de nascimento e sobrinho do saudoso e consagrado escritor José Mauro Vasconcelos.
*Prêmio Capital Nacional 2004 – Divulgação Cultural – a que ele fez jus, pela Editora Jornal O Capital, de Aracaju ( SE ), comandado por Ilma Fontes, um baluarte no ativismo cultural do país, prêmio que também me foi concedido, por sua imensa sensibilidade. Seguem parabéns ao escritor e poeta carioca, no momento, radicado em Rondônia, e a Ilma Fontes, pelo seu dinamismo e invejável descortino.
*Constato os diplomas por ele recebidos recentemente, da China e Grécia. É nisso que dá a fama, ser reconhecido internacionalmente. Ao poetamigo os nossos sinceros parabéns ! Merecidos.

RONALDO CAGIANO, BRASÍLIA, DF
*Selmo, você tem recolhido a produção de tantos brasis; abrindo a porta a um fabuloso intercâmbio. Sou-lhe grato por nos dar esse apoio.
*Selmo, bravo operário das letras.
*Sou-lhe credor de sua constante receptividade e generosidade em suas páginas.
*Recebo os jornais Alto Madeira, com sua generosa acolhida aos meus poemas.
*Que a página Momento Lítero Cultural / Alto Madeira continue a produzir bons frutos no intercâmbio que promove.
*Mais uma vez tenho prazer de contar com sua generosa acolhida em sua seção no Alto Madeira. Somos credores ( eu, Anderson Braga Horta, Joanyr de Oliveira ) do apoio que tem nos dados, franqueando espaço ao trabalho de inúmeros confrades. Estamos solidários nessa luta pela literatura.
*Você tem sido um Mecenas para a poesia alternativa, dando espaço para todos nós. Deus conserve esse altruísmo literário.
*Selmo, além de resgatar e valorizar poetas de todo o Brasil, sobra-lhe tempo para sua literatura, sua boa literatura “Resquícios Ponderados”.
*Como sempre sua coluna vai se firmando em razão da qualidade gráfica e do alto nível estético de matérias e colaboradores.
*Mais uma vez você abrindo as portas da Amazônia para a nossa voz penetrar. Não esqueceremos nunca seus sempre renovados gestos de apoio ao trabalho de diversos colegas, pura semeadura que vai gerando novos frutos e amizades.
*Selmo Vasconcellos, que divulga, generosamente, colegas de todo o Brasil.

ROSEMARY LOPES PEREIRA, APUCARANA, PR
*Impecável Momento Lítero Cultural espaço precioso no jornal Alto Madeira. Parabéns.
*Momento Lítero Cultural magnífica como sempre ! Um trabalho de categoria. Impressionante.
*SELMO VASCONCELLOS que faz da página Momento Lítero Cultural, inserida no jornal Alto Madeira, de Porto Velho, RO o ponto de apoio de escritores, poetas, artistas plásticos, músicos, filósofos e demais artes, é sem dúvida o grande sonhador iluminado que abre os caminhos do ideal com o próprio coração.
*Selmo possui a sensibilidade que marca a todos.
*Momento Lítero Cultural, vem de Porto Velho, trazendo para os poetas e leitores, momentos de enlevo, conhecimentos de cultura, alegria em descobrir tantos valores e até emocionar-se ao encontrar ecos da própria alma. Um trabalho que empolga, pois, você, Selmo Vasconcellos, compõe a página como um artesão, ponto por ponto, visualizando o melhor, oferecendo também o melhor que há em si.Obrigada querido amigo. Estou de Radar ligado em você.
*Momento Lítero Cultural é um brinde ao coração.
*Embriago-me com a ternura dessas ‘linhas” de carismática sedução.
*Valoroso Selmo ! Inspirado, incansável e irresistível no seu amor às artes e pessoas.
*Selmo Vasconcellos, adorável amigo, que chega carinhosamente, que me faz rosa e me dá o orvalho de sua palavra mágica para me animar. Que jeito bonito é o seu ! De amigo que persiste.
*Gosto muito de tudo que você faz.
*Só uma criatura como você, têm olhos para ver a alma para sentir.
*Vigilante ao meu lado. Basta sentir de longe seu coração tão perto. É como se o conhecesse há milênios.
*Fiquei emocionada. Em silêncio, contemplei o espaço a mim dedicado, com fotos e frases de minhas crônicas. Encheu-me a alma uma ternura divina. O coração do poeta “tem razões que a própria razão desconhece”.
*Viajo com a brisa nas asas de um pássaro para lhe dar um beijo. Obrigada, por tanta ternura que me enternece.
*e como é bom, ter amigos que mesmo à distância, conseguimos amá-los. É uma energia que nos une, e até chegamos a sentir saudade de que não conhecemos.
*Selmo meu amigo inconteste que empresta o brilho de sua cultura aos leitores do Alto Madeira.
*Chega de longe com jeito de brisa mansa, de arco-íris a beber as águas de nossa amizade.
*Querido Selmo, você é incrível. Como valoriza nossos escritos. Você sabe de quanto admiro.
*Parece que somos amigos de séculos. Sua presença está em mim. Quando escrevo. Quando vejo uma paisagem bonita. Quando me sinto inspirada. Incompreendida, solitária no mundo dos loucos.
*Que bom, seria tomar um vinho com Selmo, amigo distante e tão presente.
*Selmo, gosto do que você escreve. A visão crítica. A audácia. A inspiração. O talento.
*Minha ternura está de viagem até você.
*Selmo, querido amigo : que bom saber que estamos em sintonia. É uma felicidade estar presente no coração dos amigos. Esta é a melhor essência da vida. Você tem captado as ondas, não só de “O Radar”, mas desta amiga que o estima e admira de fato.
*que delícia tê-lo como amigo do coração !
Como é bom sentir este pulsar e ritmo acelerado !
Ter um doce-amigo, que doce sabor...
Você sempre me emociona.
*Cumprimentamos ao Diretor-Geral do jornal Alto Madeira, EURO TOURINHO, pela garra e pela divulgação da cultura, através de espaços nobres para as artes e literatura brasileira.
*O escritor Selmo Vasconcellos nos dá a visão de um trabalho riquíssimo, com sementes prodigiosas, das batalhas de uma caminhada de 81 anos do jornal Alto Madeira, de Porto Velho, RO. Uma bela história de resistência em períodos difíceis nestes tantos anos. Parabéns por esta vida, principalmente pelo grande espaço reservado às Artes e a Cultura nacional.
*Sua magnífica página Lítero Cultural, onde você destaca com inteligência, grandes personagens da literatura brasileira e estrangeira.

ANNA GUASQUE, RIO DE JANEIRO, RJ
*Ao muito caro Selmo Vasconcellos. Demos nome de empatia ao nosso encontro de letras. As letras já não traduzem o que chamamos amizade. Representá-lo na UBE/RJ é honra de madrinha. Madrinha acalanta ao regaço o talento merecedor do registro no perene do carinho e da emoção. Sinceramente honrada.
*Remeterei algum texto para publicação, com muito prazer, ao alto Madeira, desse Brasil alto, que se torna altaneiro porque tem um Selmo Vasconcellos editando cultura.
*Ao querido amigo Selmo Vasconcellos. O abraço é rama verde, que tem seiva alimentando e colorindo a amizade. Deixa que te envolva nessa floração.
Um campo florido banhado de sol, refletindo luz nas águas dos mansos lagos azuis; seja este o cenário de teus passos na paz do remanso ao encontro do terceiro milênio.
*É tempo de saudá-lo e oportuno é dizer, que não há tempo certo para as lembranças. Elas, por vezes, calam no coração e revivem a cada lampejo vibratório.
Continue a lutar pela cultura e a isso nos unimos. Você é um posto avançado a exemplificar o resto de nosso país, estarrecidos com as atitudes dos governantes e o caos dominante.
Vamos lutar, prosseguir, pois só educando o povo, criando comunidades eficientes, em ajuda mútua é que nosso país será povo governado.
*Busco amparo na cor, no som, na luz para expressar os meus agradecimentos pela sua gentileza. A data é de 30 de outubro. Portanto, dia do meu aniversário. Ganhei de você um magnífico presente. “O meu retrato no jornal, a minha alma derramada em Letras”. Gratíssima.
*Você é um batalhador pela cultura, pela memória brasileira, que como eu e tantos outros nesse Brasil imenso, lutam sempre dando murro em faca de ponta.
*Você herói, ponta de lança de guerreiro pela cultura, em nosso país em desespero econômico.
*Quero lhe agradecer, nesse fim de ano, as publicações no seu Momento, que relevam um pouco do meu trabalho para o Alto Madeira e seus leitores.
*Sinto o seu trabalho, mais do que se possa ler nas poesias. Sua atividade é resguardar o patrimônio literário e poética em âmbito nacional. Com isso, o sul curva-se à Amazônia. É preciso prosseguir e tornar Porto Velho, num relevante posto de cultura brasileira.
*Parabéns, louvo o seu espírito de luta e propósitos, que iluminam seus dias. Os jovens saberão ver, onde está o valor da geração que aponta os caminhos, se nós motivarmos com a boa prosa e verso.
*Quero parabenizá-lo por esse seu trabalho, que faz renascer a poesia nesse nosso país, cujo tempo educador, há muito está entregue ao descaso.
*Quero parabenizar o amigo, pela sua atividade construtiva, a lutar do alto brasileiro, pela cultura legada aos jovens desse nosso país carente na área.
*Estou honrada em representá-lo na nossa UBE/RJ, onde estarei também agraciada com uma medalha.
*Que as forças positivas renovadoras o assistam na sua vida dedicada ao valor humano na literatura que aponta e na poesia que enganala.
*Que em seus outros afazeres tenha sempre sucesso e muita paz no coração.
*Muito caro amigo Selmo Vasconcellos. Envio-lhe o texto de saudação, ao seu Alto Madeira, vanguarda patriótica da nossa luta pela cultura. Parabenizo o querido amigo, cujo talento e perseverança fazem valer e germinar o significado essencial da poesia e da crônica, para aqueles que precisam de alavanca cultural, na longínqua Rondônia. Você Selmo é um desses abnegados, mostrando aos governos, o valor da cultura. Desejo-lhe muita saúde e luz no seu caminho, para continuar lavrando o saber no odor acre de nosso extremo norte. Parabéns por sua vida dedicada ao serviço.
*No território da amizade receba o muito que se pode dar, e o tanto que agradecer, na hora do reconhecer.
*Parabenizo pela menção no Congresso da Sociedade de Cultura Latina.

*Muito caro amigo Selmo Vasconcellos
Primeiramente quero expressar a significância do que foi sabê-lo no Rio, e planejar encontrá-los para um almoço aqui na Barra, meu território. Esperei, certamente sempre absorvida com meus trabalhos, mas disposta e feliz por ter a oportunidade de conhecer o casal.
Recebi sua comunicação já de Porto velho e só me restou lamentar.
Agora, antes que eu pudesse responder, tenho a grata surpresa de receber a sua preciosa editoração do Lítero Cultural.
Estrelas reuniram-se no meu espaço de céu, e seus brilhos confraternizaram comigo, levando até você uma aura de luz. Bravos ! Começando assim você com esse seu espírito empreendedor, sua bravura para produzir literatura e poesia nesse nosso país violento e no caos, irá conseguir o seu ideal.
Enquanto eu viver, conte comigo, porque estarei a divulgar e aplaudir seu êxito.
Sinto-me muito honrada e feliz por colaborar, com a simplicidade do meu trabalho, em sua meta cultural.
Desejo-lhe muito sucesso e saúde para essa árdua tarefa, que é a luz que lampeja do extremo norte brasileiro, ao mundo.
Aquele abraço de felicidade para você e sua família. Um carinho no Leonardo.


SELMO VASCONCELLOS, POETA BRASILEÑO
Traducción y notas por TERESINKA PEREIRA
Toledo, Ohio, USA

Selmo Vasconcellos no es solamente un poeta. Es de esos intelectuales que trabajan en todos los campos de la literatura, lo escribe de todo, en verso y en prosa, y es uno de los activistas literários más importantes y conocidos del Brasil en el extrajero. Dirige la página Lítero-Cultural del periódico Alto Madeira, publicado en Porto Velho, una ciudad del Estado de Rondônia, en el norte del Brasil. Selmo nació en el Rio de Janeiro, pero se radico allí en el norte del país desde hace muchos años.

En la hoja de vida Selmo Vasconcellos encontramos muchos prêmios, honores recibidos por él, o por su página literária y su periódico Alto Madeira. Es miembro de la Associación Internacional de Escritores y Artistas desde muchos años. Ha participado de las exposiciones de arte y poesia patrocinadas por la asociación y otras entidades internacionales como Bluffton College, la Universidad de Toledo, Sigma Delta Pi y otras. Entre los trabajos presenteados, los temas del racismo, de los derechos humanos y de la paz eran los más constantes. Recibió muchos certificados de mérito, de honor y de la excelencia por su trabajo editorial y su publicación Lítero-Cultural ha sido elegida como el “Mejor Periódico Literário y Cultural” desde el año 1995 hasta el 2002, por la IWA.

La poesia de Selmo Vasconcellos há sido traducida a muchos idiomas y há sido publicada en vários países, en francés, aleman, inglés, japonés, italiano, griego, chino, ruso y ahora em español. Es una poesia pura, sencilla, llena de lirismo, cuyos temas están relacionados con su vida amorosa y sus ideas filosóficas. Sus poemas son rápidos y sus versos son cortos, muchas veces parecidos con los haicais orientales como este que citamos a seguir, que es la última estrofa del poema titulado “Rosángela”.

Rosángela
La hermosura de la rosa
la bondad de los ángeles.

Muchos de sus poemitas no tienem títulos, y parecen haicais de dos versos :

Te llevé para el mundo de los suemos
y ahora temo despertar.
..............................
Veo lágrimas en tus ojos
y con las mias te acompaño.
....................................
Me desperté feliz
Mi auréola brillaba
junto al sol que venía del este.

Viviendo muy cerca de espesas matas, la poesía de Selmo Vasconcellos tiene carácter ecológico y también una filosofia derivada de la naturaleza, como se puede notar en el poema que presentamos para finalizar aquí :

Mata

Hoy me matas
Violentamente
con esta hacha.

Pero, mañana,
de mis, flores
te van a hacer una corona,
de mi tallo,
tu mortuaria urna.

Entonces sí,
te irás al encuentro
de mis raíces.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home